TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Administração

Artigos Científicos: Introdução à Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

Taylor e a administração cientifica

As idéias de Taylor começarão no inicio do século xx, pois havia uma preocupação com a fabricação eficiente de produtos que eram produzidos de maneira antiga. Esses estudos derão origem a o primeiro movimento na história da administração.

A administração cientifica baseava-se em garantir a máxima prosperidade aos custos e longos prazos (remuneração gradualmente maior e plenos desenvolvimento de sua capacidade). Diminuindo assim os conflitos entre a administração e ao funcionalismo. Frederick W. Taylor apresentou o estudo shop management em 1903 para a associação norte-americana de engenheiros mecânicos, que explicava sobre a sua filosofia de administração, que se dividia em princípios:

a. Desenvolvimento de uma ciência de trabalho-

b. Seleção e desenvolvimento cientifico do empregado-

c. Combinação da ciência do trabalho com seleção do pessoal- os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados

d. Cooperação entre administrador e empregado- a observação e medidas sistemáticas de trabalho, que permitira a fixação de níveis de produção e de incentivos financeiros

Ford e a linha de montagem

Umas das mais importantes contribuições para a administração foi elaborada por Henry Ford que estabeleceu o padrão de organização de processos produtivos.

No inicio do século xx predominava a produção artesanal que é uma produção de altos custos e demorada. E quando a uma grande procura de produtos que seja de baixo custo e com uma produção rápida fica desvantajoso o artesanato e isso incentivou a produção em massa. Ford aplicou a produção em massa através de sua fabrica de automóveis para q ficasse mais eficiente, e os dois princípios fundamentais são:

a. Divisão do trabalho- cada pessoa ou grupo de pessoas tem uma tarefa fixa que lhe foi designada

b. Fabricação de pecas e componentes padronizados e intercambiáveis- pecas e componentes são montados em qualquer produto final.

Os conceitos de linha de montagem, sem mecanização, o trabalhador fica em uma posição fixa para executar uma tarefa única. Com o avanço do produto de uma posição a outra, vai sendo progressivamente construído.Esses . 04

conceitos elaborados por Ford até hoje são utilizados em alguma variante de montagem de moveis.

Max weber e a burocracia

Max Weber foi um importante cientista social e que ocupava muitos aspectos da sociedade. Weber não tentou fazer padrões de administração e nem definir organizações.

A organização burocrática funciona com regras que ele chamou de racionais, essas regras que não tem interesse individual e sim depende de lógica. Segundo Weber a burocracia baseasse na ligação entre obediência e autoridade e que existe três tipos de autoridade.

1. Autoridade carismática- baseasse nas qualidades pessoais de um líder e depende dos seguidores admirarem essas qualidades. A palavra carisma vem de grego que significa “graça” ou “dom de deus” e ele a considerava uma qualidade extraordinária. O carisma se torna um elemento de transformação social.

2. Autoridade tradicional- baseasse em características patriarcais e patrimoniais e é uma autoridade que muitas vezes advinda do direito divino e passada por herança ou dinastia e essa autoridade tradicional vem de muitos anos atrás. A obediência e autoridade familiar, nas tribos e em alguns tipos de relações social é um tipo de tradicional. Essa autoridade nos é por causa de qualidade intrínsecas, mas sim representantes como um sacerdote.

3. Autoridade legal-racional- predomina normas impessoais e uma racionalidade onde a uma criação de direitos e obrigações e cria uma figura de autoridade. Essa autoridade é a contra partida de responsabilidade onde se fundamenta em leis que estabelecem direitos e deveres a uma sociedade ou organização.

Weber se dedicou a estudar a autoridade racional que chamou de burocráticas e disse que elas estão presentes em todas as organizações da sociedade e elas substituem as formas tradicionais e carismáticas. A autoridade burocrática se divide em três categorias a primeira a formalidade (constituídas com normas e regulamentos chamados de leis), depois impessoalidade (nenhuma pessoa é empregada ou vazava de outra), e por ultimo o profissionalismo (os cargos da burocracia oferecem uma carreira profissional e meios de vida).

05

Conclusão

Nos estudos de Frederick Taylor, Ford e weber mostram os desempenhos, dos recursos e processos de toda empresa.

Para Taylor basicamente contribuiu com a administração aplicando métodos de pesquisa para saber quais eram as melhores maneiras para se trabalhar e fazendo cientificamente seleções e treinamentos de pessoas para que aja um melhor aproveitamento dos trabalhadores.

Para Henry Ford deveria ter uma fixação do trabalhador. Tendo uma divisão de trabalhos porque cada funcionário tenha uma tarefa fixa e tendo como resultado a especialização do trabalhador e assim fabricando ou montando o produto de uma forma mais eficiente e barata.

Max Weber falou que a sociedade se divide em formas de autoridade que são ela tradicionais, carismáticas e em normas racionais e impessoais. A base da organização moderna e a autoridade burocrática ou organização burocrática, pois a mesma possibilita o exercício da autoridade e a obtenção da obediência com disciplina, rigor e confiança com fundamentações em leis para que aja direitos e deveres para toda organização e sociedade.

06

Bibliografia

Livros:

• LODI, João Bosco. Historia da administração. SP: Pioneira Thomson, 2003.

• Maximiliano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 5. Ed. Ver. Ampl- SP Atlas, 2000

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »