TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson

Resenha: Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Resenha  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 5

R. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson, 2009. (Capítulos 8, 9 e 10).

O Brasil é um país de grande contraste social. Com a desigual distribuição de renda, podemos constatar o aumento das mais variadas questões sociais.

Com a industrialização inicia-se o processo de precarização do trabalho devido às duas classes estarem lutando por objetivos diferentes, de um lado empresários visando aumento dos lucros e do outro, trabalhadores lutando por condições melhores de trabalho.

Com o avanço da tecnologia as divergências são ainda maiores, devido à substituição da mão de obra humana pela automatização.

O mercado de trabalho se torna mais competitivo, para acompanhar esse novo contexto é preciso aperfeiçoar, mas nem todos conseguem acompanham esse novo processo.

Devido às dificuldades encontradas pela classe trabalhadora há um aumento no emprego informal.

O narcotráfico é uma atividade lucrativa que cresce desordenadamente em todo o país. Com a sua localização geográfica, o Brasil é um dos principais países exportador de drogas e o segundo maior consumidor.

O narcotráfico esta envolvido com vários outros crimes como o trafico de armas, órgãos humanos, prostituição, lavagem de dinheiro e corrupção nos órgãos públicos.

Com o narcotráfico surge o crime organizado, causando uma enorme insegurança em toda população.

O crime organizado é mantido pelo trafico de drogas, podemos perceber claramente que as questões sociais estão entrelaçadas. O Estado é omisso quando não se investe em qualidade de vida, permitindo que a população das grandes periferias se torne alvo para traficantes. Devido a desigual distribuição de renda aumenta o numero de jovens e até pais de família envolvidos na criminalidade por falta de opção.

Podemos também abordar a prostituição infantil, que é a exploração sexual de crianças, mantendo uma relação com a pobreza e o uso de drogas.

A situação socioeconômica tem uma enorme contribuição, mas também é preciso levar em conta o padrão cultural, já que no Brasil ainda existe a discriminação contra mulher. Em uma sociedade machista a mulher é exposta a violência doméstica e muitas dessas crianças convivem nesse ambiente familiar.

O turismo sexual é outro agravante para elevar esse índice, a região do nordeste vem sofrendo com esta prática por ser uma região de meio de subsistência precária.

Enfim, a violência fez parte do nosso passado e está presente nos dias de hoje, vários são os fatores que colaboram com o crescimento da violência na atual sociedade. A fome, o desemprego e a miséria são fatores que contribuem para uma sociedade violenta.

Vivemos em um país aonde não há guerras, porém a violência urbana nos revela que o numero de assassino O Brasil vem passando por várias mudanças, no aspecto social e econômico.

Com a industrialização o país sofre com a má distribuição de riquezas. As transformações técnicas e cientificas, por um lado contribuem para melhorar a qualidade de vida, por outro criam novos problemas para a sociedade, como o desemprego.

Com o crescimento industrial surge à migração, as dificuldades encontradas no campo acelera esse movimento urbano. Com a migração para as grandes cidades em busca de trabalho e condições de vida melhor, surge o problema com a moradia, muitos se refugiam em favelas e moradias precárias vivendo em condições inadequadas a vida.

Com o processo de globalização surgem as transformações no modo de vida de diversos grupos sociais. Diante desse processo podemos verificar que existem profissionais especializados, surgindo novas profissões, porém outras desaparecem causando alguns problemas para determinados grupos.

Com o atual processo de globalização os trabalhadores menos qualificados, têm sido os mais afetados pelo desemprego, devido ao baixo investimento na formação educacional.

Hoje no Brasil o subemprego é uma forma precária de complementação de renda, muitos trabalhadores não conseguem ingressar no mercado de trabalho formal.

Com o processo de globalização, ocorre uma modificação do papel da mulher perante a sociedade, hoje é comum os casos em que mulheres assumem sozinhas as responsabilidades de cuidarmos no Brasil anualmente é maior, que países em guerra. dos filhos e garantir a subsistência da família. Ocorre uma nova mudança no contexto familiar, onde a mulher é inserida no mercado de trabalho, os filhos que antes eram educadas somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com