TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jacareí

Tese: Jacareí. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Jacareí é uma cidade localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo, no Brasil.

Localiza-se a leste da capital do estado, cerca de 82 quilômetros.

É composta por cerca de 211.308 Habitantes.

Faz divisa com Jambeiro, São José dos Campos, Igarata, Santa Branca.

O municipio é conhecido como a ‘’Capital da Cerveja’’, devido a instalação da Heineken e Ambev.

• Economia:

E sua economia acontece atraves das industrias , como : Volex, Dow Química, Fademac, Cebrace, Emerson, Schrader, Parker Hannifin, Freudenberg, IKK, Adatex, White Martins, Latecoere, Fibria, Latasa ,Gates, Kadarfit, Fademac, Teknia.

Duas empresas chinesas estão se instalando no município, Chery e Sany.

• Pontos Turísticos:

Pátio dos Trilhos: Antiga Estação Ferroviária de Jacareí construída em 1.876, para escoamento da produção

cafeeira e ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje abriga a sede da Fundação Cultural de Jacarehy, Sala Mário Lago (cine-teatro) e Núcleo de Arqueologia.

Praça Padre Anchieta: Considerado por alguns pesquisadores como o sítio inicial da fundação de Jacareí, local onde acontece tradicionalmente a festa da Padroeira da cidade no dia 08 de dezembro. A igreja Matriz da Imaculada Conceição tem referências datadas do século XVIII, o atual edifício é uma construção de taipa, de meados do século XIX.

Praça dos Três Poderes: A implantação se deu no fim dos anos 60 e inicio dos anos 70 do século XX, abriga o edifício do Fórum, a Câmara Municipal e o Paço Municipal.

 Fatores locais produtores de cultura e que são típicos da cidade:

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba desde 2009 apresenta vários causos, como Uma Noite no Museu, que busca resgatar historias e costumes dos antepassados.

Uma forma de cultura no município são os espaços Educamais. Esses espaços foram criados em diversos pontos da cidade para atender a população, que conta com a pratica de esportes, diversos cursos profissionalizantes e eventos. Atualmente, há cinco Espaços Educamais São João, Jardim Paraíso, Centro, Parque Santo Antonio e Parque dos Sinos,que é o cartão postal da cidade, onde se localiza o Teatro.

No Mercado Municipal são vários atrativos para todos dos gostos: o programa Mercadão Vivo, Musica, teatro

entre outras coisas que podem ser encontradas por lá.

Contudo temos as Festas Religiosas que fazem parte da cultura local.

A Folia de Reis é uma manifestação cultural popular que foi instituída pela lei 5335/2009, comemorada no segundo domingo de Janeiro, essa festa acontece nos dias atuais.

Na festa de São Benedito acontece no mês de abril há 20 anos que, alem da comida típica, reúne outras formas culturais como Congada, Moçambique e Folia de Reis.

 Elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com