TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INDÍGENA: CONSCIENTIZAÇÃO A CERCA DO LIXO EM UMA ESCOLA INDÍGENA NA ALDEIA JACARÉ DE CESAR

Por:   •  30/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Educação

Departamento de Metodologia da Educação

JOALLISON ANTONIO DA SILVA SOARES

EDUCAÇÃO INDÍGENA: CONSCIENTIZAÇÃO A CERCA DO LIXO EM UMA ESCOLA INDIGENA NA ALDEIA JACARÉ DE CESAR.

[pic 2]

  1. João Pessoa
  2. 2018

jOALLISON ANTONIO DA SILVA SOARES

EDUCAÇÃO INDÍGENA: CONSCIENTIZAÇÃO A CERCA DO LIXO EM UMA ESCOLA INDIGENA NA ALDEIA JACARÉ DE CESAR.

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica e pesquisa aplicada do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, como requisito para nota do componente curricular.

Orientador: Profª. Maria Andresa da SIlva

  1. [pic 3]
  2. João Pessoa
  3. 2018

RESUMO

Atualmente, as questões ambientais tem sido fundamentais para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. É importante começar esta conscientização pelas crianças e jovens, pois o futuro do planeta são eles. A escola, como uma organização que concentra informações e transmite conhecimento para aos alunos é este maior conscientizador, por isso, temos como principais objetivos, aprender como trabalhar interdisciplinamente com alunos e professores do Ensino indígena sobre a Educação Ambiental, em especial utilizando a reciclagem do lixo e realizar estudos sobre os problemas ambientais, conscientizando os alunos sobre os benefícios da reciclagem do lixo e a preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação Indígena; Conscientização; Lixo.


1 INTRODUÇÃO

         

A questão ambiental se torna cada vez mais urgente para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende do equilíbrio do meio ambiente. Com o crescimento populacional, a quantidade de lixo e poluição também crescem sem controle, por essa razão se torna cada vez mais importante a realização de trabalhos educacionais em favor do meio ambiente.            Muitas escolas tem consigo o problema de conscientização da educação ambiental e o maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

Segundo Medeiros (2013) O projeto de educação ambiental é importante para esclarecer o aluno, coisas simples tais como a reciclagem e uma conscientização de preservação ao meio ambiente. Muitas escolas tem a carência de educação ambiental, como objeto de estudo, temos, a escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Isaura Soares de Lima, que está localizada na cidade de Marcação, mais precisamente na Aldeia Jacaré de Cesar.  

Sabendo então da determinada escola, temos em vista que não somente os alunos precisam de uma conscientização sobre o lixo que é deposto em locais não apropriados, assim como os professores e funcionários que também tem a carência de uma educação ambiental, sobre a questão do lixo, sabendo que o lixo é um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade pelo simples fatos de empresas, comércios e outros afins liberarem a cada dia uma quantidade imensa de resíduos plásticos no nosso meio ambiente.

Se todos os leigos no assunto fossem conhecedores da grande totalidade de resíduos que são jogados em locais impróprios viveríamos dias melhores, sem tantas tragédias ambientais, por isso, vem a importância da conscientização ambiental, sobre lixo nas escolas, vendo o ponto em que a maior formadora de cidadãos é a escola.

Segundo Felix (2005) Por ser a Educação Ambiental uma atividade formal e informal é que a escola precisa se preocupar em promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade de vida. O reflexo desse trabalho educacional transcede os muros escolares, atingindo circunvizinhanças e, sucessivamente, a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.

Assim, temos em vista que o impacto e o estímulos das crianças da escola venha a atravessar os muros da escola, envolvendo assim futuramente toda a comunidade indígena.

O trabalho educacional é, sem dúvida, um dos mais urgentes e necessários meios para reverter essa situação, pois atualmente, grande parte dos desequilíbrios está relacionada à condutas humanas geradas pelos apelos consumistas que geram desperdícios, e pelo uso inadequado dos bens da natureza e, é através das instituições de ensino, que poderemos mudar hábitos e atitudes do ser humano, formando sujeitos ecológicos. ( FELIX, 2007, p. 42)

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A presente pesquisa tem como objetivo geral promover ações que possam conscientizar a comunidade escolar, os professores e demais funcionários sobre o lixo gerado na escola. E como objetivo especifico promover ações de coleta de resíduos com todo o alunado para que juntos possamos conscientizar-se da poluição gerada por estes resíduos na aldeia.

A escola, por ser difusora de conhecimentos e formadora de opiniões, deve abordar e apresentar meios simples e práticos para enfrentar o problema do lixo através do desenvolvimento de atividades que propiciem reflexão, participação e, acima de tudo, comprometimento pessoal e mudança de atitudes para com a proteção da natureza. Sendo assim, as escolas cumprem um papel fundamental, ao lado das empresas e da mídia, de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões. (ALENCAR, 2005, p. 102)

É necessário também que a escola trabalhe com formações de valores, com atitudes, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos. Por isso é importante o professor aprender como trabalhar interdisciplinamente com os alunos, sobre a educação ambiental, em especial, utilizando a reciclagem do lixo. É fato que, a partir das series iniciais as escolas tentam desenvolver ações para tentar sensibilizar os alunos, mas se pararmos para observar, as salas de aulas ainda continuam sujas, com papeis no chão tanto da sala, quanto no pátio e os resíduos não recebem destinos adequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com