TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo Investigativo

Artigo: Jornalismo Investigativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  3.470 Palavras (14 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 5

1. O PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 8

1.1 - Natureza das atividades 8

1.2 - Porte e instalações 8

1.3 - Área de atuação 9

1.4 - Perfil da força de trabalho 9

1.5 - Principais equipamentos, instalações e tecnologias utilizadas. 10

1.6 – Principais processos 11

1.7 – Relacionamento institucional 11

1.8 - Principais desafios 11

1.9 – Aspectos peculiares 11

1.10 – Análise e apreciação sobre a empresa 12

BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado tem como objetivo geral proporcionar a oportunidade de conhecer e comparar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica, que variam da teoria à prática, através da observação e análise organizacional para que o aluno possa desenvolver suas potencialidades empreendedoras.

O relatório de estágio tornou-se um documento importante para o conhecimento acadêmico, em que se detalha todas as atividades realizadas sob supervisão de um profissional da Instituição.

Através do estágio, o aluno tem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso. Além de poder colocar em exercício suas qualidades pessoais para desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional.

Desta forma pode-se entender como funciona o processo de tomadas de decisões. Neste relatório serão abordadas as teorias sobre administração organizacional, administração de recursos humanos, administração financeira, administração de marketing, administração de recursos patrimoniais e matérias, seus pontos problemas e as propostas de melhorias do SindItamaraty – Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores – MRE , local onde está sendo realizado o estágio.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para Chiavenato em seu livro Introdução à teoria geral da administração (1994, p.3), “a administração é interpreta os objetivos e necessidades da empresa e os transforma em ações empresariais por meio de planejamento, organização, direção e controle, todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos”.

O livro Teoria Geral da Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano trata de cinco processos ou funções básicos para administração, que são: Planejamento, Organização, Liderança, Execução, Controle. Maximiano cita autores como Henry Fayol que defini as funções básicas do Administrador como POCCC e podendo citar também vários outros autores da administração que complementa que um processo da o seguimento do outro, que têm como base para administração o processo de tomada de decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Os quais podemos ver:

Planejamento

O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.

O sindicato tem como prioridades melhorias nas categorias existentes no Ministério das Relações Exteriores, como a inclusão da categoria do Plano de Carreira... como carreira do Serviço Exterior, inserção do auxílioeducação como benefício, transformar algumas das categorias como típicas de estado, aumento do vencimento do básico, aumentar as gratificações, entre outros.

Organização

As organizações são constituídas por pessoas e há uma necessidade mútua entre ambas na obtenção dos objetivos almejados, pois apenas o esforço individual seria insuficiente. De acordo com Chiavenato (1999), “recursos humanos ou capital humano, são pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, não importando seu nível hierárquico ou sua tarefa”.

Liderança

Liderança é um processo complexo, que compreende diversas atividades e competências dos administradores, coordenação, direção, motivação, comunicação e participação.

A liderança no sindicato é feita de forma participativa entre todos os integrantes da direção e seus respectivos subordinados, de forma que possa contribuir com o melhor desempenho de toda a equipe, para um planejamento de processo com a verificação de disponibilidade orçamentária pela Gerencia administrativo/financeira, como a solicitação de aumento da remuneração ao seus sindicais.

Execução

O Processo de execução consiste em realizar atividades planejadas, envolvendo dispêndio de energia física e intelectual. A natureza das atividades varia muito de caso a caso.Tudo depende do tipo de organização, dos objetivos, do que foi colocado nos planos, da competência das pessoas, da disponibilidade de recursos de outros fatores.

Após o planejamento no sindicato é executado de forma clara e precisa otimizando tempo e as tarefas necessárias, como execução de palestras e reuniões.

Controle

Controlar, em essência,é um processo de tomada de decisões que tem por finalidade manter um sistema na direção de um objetivo, com base em informações contínuas sobre as atividades do próprio sistema e sobre o objetivo.

Todas as informações no sindicato são controladas e filtradas pelos funcionários para que seja transmitido apenas o necessário aos membros da Diretoria, onde as tomadas de decisões sejam realizadas de maneira coerente e concisa, sem que haja ruído na comunicação do trabalho a ser realizado.

Organização

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com