TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS Sociedades Primitivas

Por:   •  30/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 6

A Sociedade Primitiva

A sociedade primitiva, ou cidade arcaica são aquelas que surgiram antes da escrita, e tem como objetivo as leis da evoluções do regime comunitário primitivo. As leis só poderiam ser compreendidas com a ajuda do materialismo dialético e histórico, as primeiras leis escritas foram o código de Ur-namu, código de Hamurabi, o direito hebraico e o código de Manu.

Na sociedade primitiva, as produções era baseados nas propriedades coletivas dos meios de produções e, em primeiro lugar a terra. Os homens era obrigados a trabalharam em conjunto devido a força, e tudo que eles conquistavam era em trabalho coletivo; não havia exploração, nem de classes e nem de propriedades privadas.

O regime comunitário primitivo é uma fase universal da humanidade, ou seja, todos os povos tiveram que passar por eles, a sociedade dividida não e inicial, mas tem uma desordem no regime comunitário primitivo.

A sociedade primitiva vem desde os primórdios, os quais estudos querem esclarecer coisas importantes como a origem do homem, as noções das classes e do estado. Ela pesquisa a dificuldade percorrida pela humanidade, a vitoriosa luta dos antepassados tiveram contra a natureza. A sociedade primitiva era destacada pela ausência da escrita, caráter consuetudinário das normas, inequívoco do teor sagrado e conteúdo numeroso e diversificado. Nesse período as decisões decidida por meio da força das tradições e dos costumes.

Procura explicar a profundamente o papel do trabalho na transformação do macaco em homem, por meio de explicações cientifica, materialista do processo elevado do homem. A origem da família, da propriedade privada e do estado, mostra em bases aos fatos numerosos, as leis fundamentais da evolução da sociedade privada e tem sua primeira história cientifica. Max funda o caráter passageiro da sociedade dividia em classes. Foi assim que estabeleceram a doutrina do socialismo.

As maioria das informações sobre a sociedade é monopólio da arqueologia e da etnografia. Tenta-se reconstruir o passado da humanidade através dos monumentos da cultura material (utensílios, resto de habitações de obras de arte, objetos rituais etc.). Por meio desses é possível chegar a ideologia. A sociedade primitiva foi dividia com base as informações econômicas que sofreram no decorrer dos milênios.

Em 1880, o arqueólogo dinamarquês Thomsen fundou a nação das três idades (pedra, bronze e ferro). Essa divisão levou a serem utilizados no material de fabricação dos instrumentos de trabalho. A idade foi dividida em épocas, e cada época em períodos.

Paleolítico (pedra antiga)

Idade da pedra Mesolítico (pedra média)

Neolítico (pedra nova)

Essas divisões foram bastante criticadas pois reduz a diferença entre as fases da história primitiva à natureza da matéria-prima dos utensílios e ao modo de tratamento. Isso conduz a intepretação mecanicista da história; o mesmo período abrange povos de diferentes graus de evolução social.

A pré-história é dividida em duas épocas: a selvageria (determinada pela invenção do arco e flecha) e a barbárie (começa com as invenções de cerâmicas e ao mesmo tempo onde o homem começa a desenvolver a agricultura e a domesticação dos animais). Cada época e dividida em três graus: inferior, médio e superior. Essas divisões e vista como ultrapassada; os historiadores concordavam com a isolação inicial da história primitiva, durante o fato que completa a formação biológica do homem, e essa época e chamada de Horda primitiva que ocorreu o regime do clãs, tal que o apogeu e conduzido pelo matriarco, pela igualdade do homem e da mulher. Com o surgimento das forças produtivas começou a aparecer os primeiros germes de exploração e de propriedade privada, o magistrado foi substituído pelo patriarco e a democracia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com