TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Max E Max Weber

Artigos Científicos: Karl Max E Max Weber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 12

Karl Marx

Introdução.

Karl Marx era um jornalista, economista, filósofo, historiador e teórico-político, que viveu entre 1818 e 1883. Ele passou grande parte de sua vida estudando e publicando livros e artigos que causavam sua expulsão de diversos países onde morou. Vivia em uma condição precária tendo que recorrer à ajuda de amigos por algumas vezes. Seu maior livro é O Capital, no qual ele analisa a sociedade capitalista, em um livro de predominância econômico-política.

Biografia de Karl Marx.

Karl Marx nasceu em Tréveris no dia 5 de maio de 1818. Ele iniciou seus estudos em Linceu Friedrich Wilhem em sua cidade natal. Em 1835, ele escreveu “Reflexões de um jovem perante a escolha de sua profissão”. No ano seguinte, foi estudar na Universidade de Berlim. Em 1838 ele perdeu o interesse no direito e passou para a filosofia, do qual obtêm título de doutor em 1841 com a tese “Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro”. Também em 1841 ele cria a idéia que fundisse o materialismo e a dialética Idealista.

Em 1842 não pode seguir sua carreira acadêmica e se tornou redator-chefe da Gazeta Renana onde conheceu Friedrich Engels enquanto ele visitava o jornal. Sua estadia no jornal dura somente até 1843, quando o jornal é fechado e Marx se muda para Paris, onde acaba a “Crítica da filosofia do direito de Hegel” e “A questão judaica”. Em 1844 se torna grande amigo de Engels e escreve os “Manuscritos econômico-filosóficos”. Também escreve um artigo sobre greves na Silésia, mas devido a esse artigo, é espulso da França, mudando-se para Bruxelas, onde escreve “A sagrada família” em parceria com Engels. Em 1848 Marx é expulso de Bruxelas pelo governo belga, então ele e Engels se mudam para a Colônia, onde fundam o jornal Nova Gazeta Renana. Ele é expulso da Colônia em 1849 após ataques a autoridades publicados em seu jornal. A família de Marx, mesmo em grandes dificuldades financeiras, se muda para Paris, onde não podem morar, devido a um impedimento do governo francês. Marx, com a ajuda de Ferdinand Lessalle, se muda para Londres, onde redige “Trabalho assalariado e capital”. Marx se dedicou aos estudos de economia no Museu Britânico no ano de 1851 e no ano seguinte, publicou “O 18 brumário de Luís Bonaparte”.

Em 1857, após problemas de saúde, retomou os estudos em economia e começou a redação que veio a ser conhecida como “Esboços de uma crítica da economia política”. Em 1859 publicou em Berlim a obra “Para a crítica da economia política”. Em 1863 ele participou de diversas ações em prol da independência polonesa e iniciou sua obra “O Capital”, que é concluído somente em 1865 e publicado em Hamburgo em 1867. O segundo volume começou a ser escrito em 1869, mesmo ano em que foi fundado o Partido Operário Socialdemocrata alemão, inspirado pelas idéias de Marx.

Em 1873 sua saúde piorou drasticamente e, mesmo com ordens médicas para evitar o trabalho, continuou trabalhando na segunda edição de O Capital e estudando sobre a situação da Rússia, matemática, geologia e física. Marx faleceu em 14 de março de 1883 estando muito doente e deprimido.

Principais Obras.

As obras de Marx relatam sobre temas filosóficos, econômico, político, social e histórico.

Obras de Karl Marx:

1841 As diferenças entre a filosofia natural de Demócrito e Epicuro a filosofia natural (Tese de doutorado)

Crítica da Filosofia do Direito de Hegel.

1844 Manuscritos Econômico-Filosóficos. (Publicado em 1932)

1845 Teses sobre Feuerbach.

1847 Trabalho Assalariado e Capital.

1847 A Miséria da Filosofia

1848 fala sobre o livre comércio

1849 A burguesia e os (segundo item) contador. Publicado na Neue Rheinische Zeitung

1849 Trabalho Assalariado e Capital.

1850 Lutas de Classes na França de 1848 a 1850.

1851-1852 A Brumário de Luís Bonaparte XVIII.

1853 A regra britânico na Índia.

1853 resultados futuros do domínio britânico na Índia.

1854 A Espanha revolucionária.

1859 Contribuição à Crítica da Economia Política.

1864 Manifesto inaugural Associação Internacional dos Trabalhadores.

1865 Salário, Preço e Lucro.

1867 Capital

1871 A guerra civil na França.

1874 Anotações para o Livro de Estado e Anarquia de Bakunin.

1875 Crítica ao Programa de Gotha.

A obra mais importante de Marx é o Capital; ele aborda neste livro a sociedade: a base é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e, portanto, para satisfazer suas necessidades. O produto do trabalho deve, antes de tudo, responder a algumas necessidades humanas. Deve, em outras palavras, ser útil. Marx chama-o valor de uso. Seu valor se assenta primeiro e principalmente em ser útil para alguém; cultura: fala da diferença das classes sociais, e também aborda o tema politica e filosofia. O Capital é uma das suas principais obras por que toda a estrutura de seu pensamento se encaixa nesse livro e é a onde se encontra o total conhecimento da humanidade em geral, quanto para o proletariado em particular, já que através de uma análise radical da realidade que está submetido, só assim poderá se desviar da ideologia dominante (“a ideologia dominante” é sempre da “classe dominante”), como poderá obter uma base concreta para sua luta política. Cabe lembrar que O Capital é uma obra incompleta, tendo sido publicado apenas o primeiro volume com Marx vivo.

Além destas obras escritas por Marx, existem também as que ele recebe a participação de Friedrich Engels:

1845 A Ideologia Alemã (publicado em 1932)

1845 A Santa Família

1848 Manifesto do Partido Comunista.

Circular 1850 do Comitê Central da Liga dos Comunistas.

1871

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com