TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEAN SIX SIGMA

Dissertações: LEAN SIX SIGMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 11

A globalização iniciada nos anos 90 gerou grandes mudanças no planeta, ocasionando alterações na vida sócio-econômica das nações. Com um cenário de alta competitividade no mundo empresarial, aumento da concorrência e surgimento de clientes mais exigentes e criteriosos as empresas tiveram que se adequar a nova realidade. Cria-se então novos métodos para a adequação do novo mercado, entre eles observamos o Lean e o Six Sigma.

FATESF – FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO FRANCISO

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 4

2 – SIX SIGMA 5

2.1 CONCEITOS BÁSICOS DO SIX SIGMA 6

2.2 METODOS DO SEIS SIGMA 7

2.3 EQUIPE SEIS SIGMA 8

3. MÉTODO LEAN 12

3.1 PRINCÍPIOS DO LEAN 13

4. COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS 15

5. CONCLUSÃO 17

6. REFERÊNCIAS 18

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos métodos Lean e Six Sigma, explorando a eficiência e eficácia dos mesmos. A empregabilidade desses métodos será verificada através do estudo dos pontos negativos e positivos dos respectivos mecanismos .

2 – SIX SIGMA

De acordo com Maria Esmeralda (Gestão de Qualidade, Produção e Operações 2012, p. 307), Six Sigma ou Seis Sigma é um método que busca qualidade e perfeição no processo de produção da empresas. Entre as várias definições do método encontramos a de Rotondaro (2002, p.18), onde ele afirma que se trata de um “processo que permite ás organizações incrementar seus lucros por meio da otimização das operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos, falhas e erros”.

O Seis Sigma se originou na Motorola, quando em 1979, Art Sundy diretor da área de rádios bidirecionais da empresa afirmou: “a qualidade da Motorola é nojenta”. Nessa época a Motorola destinava de 5 a 20% de seu investimentos na correção de seus produtos, quantia equivalente a cerca de 900 milhões de dólares por ano. Foi então que, na década seguinte Bill Smith, engenheiro de comunicações utilizou o método Seis Sigma pela primeira vez. Foi analisada ocorrência de um defeito e o tempo médio entre as falhas, o engenheiro percebeu que, quando o produto apresentava falhas durante a produção, outros defeitos também passavam despercebidos e acabavam sendo descobertos pelo consumidor. Mas produtos que não apresentavam defeitos no processo de produção dificilmente tinham defeitos posteriores.

2.1 CONCEITOS BÁSICOS DO SIX SIGMA

De acordo com María Esmeralda (Gestão de Qualidade, Produção e Operações, 2012 p.308). Para que um bom desenvolvimento do processo Six Sigma é necessário a harmonia entre as pessoas que desempenham o trabalho e os conhecimentos técnicos usados.

De acordo com José Geraldo de Melo e José Benedito Sacomano (Estudo Comparativo do Seis Sigma e do Pensamento Enxuto p.2), Os benefícios resultantes de alcançar padrão Seis sigma são traduzidos do nível da linguagem da qualidade para a linguagem de partes defeituosas por milhão (ppm).

Nível da qualidade Defeitos por milhão (ppm)

Dois Sigma 308.537

Três Sigma 66.807

Quatro Sigma 6.210

Cinco Sigma 233

Seis Sigma 3,4

Tradução do nível da qualidade para partes defeituosas por milhão Fonte: WERKEMA, C.: Criando a cultura Seis Sigma, 2002.

2.2 METODOS DO SEIS SIGMA

Para WERKEMA (2002 p.21), os principais elementos responsáveis pelo sucesso do seis sigma estão classificados da seguinte maneira:

$$$ - Mensuração direta dos benefícios do programa pelo aumento da lucratividade da empresa;

DEMAIC - Método estruturado para alcance de metas utilizadas no Seis Sigma;

CEO – Elevado comprometimento da alta administração da empresa.

Entre os métodos utilizados o DEMAIC é um dos responsáveis pelo sucesso do Seis Sigma conforme José Geraldo de Melo e José Benedito Sacomano (Estudo Comparativo do Seis Sigma e do Pensamento Enxuto p.3), é constituído por cinco fases:

1. Define – “Definir o escopo do projeto (construir a equipe responsável pelo projeto; identificar as características que são importantes para os clientes e os processos que as apoiam; definir

2. Measure (Medir) – Determinar o foco do problema. Identificar as características-chave e estabelecer um sistema de medição e processo para coleta de dados.

3. Analyze (Analisar) – Esta é a fase da coleta e análise dos dados. O objetivo é identificar as causas potenciais do problema e quantificá-las.


4. Improve (Melhorar) – Propor e implementar soluções para eliminação das causas-raiz dos problemas. Os resultados das mudanças no processo ou produto são vistos nas medições.

5. Control (Controlar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com