TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção De Texto

Pesquisas Acadêmicas: Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  3.752 Palavras (16 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCACAO A DISTANCIA

Curso de serviço social

Leitura e Produção de Texto

Desafio

Dourados

2012

Etapa 1

Passo 1

a) Concepção de leitura : a leitura pode ser entendida, como a atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósitos constituídos sociocognitivo-interacionalmente.

Consequentemente, a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto,em sua linearidade, uma vez que “que tudo está dito no dito”.

b) Estratégias de leitura:ao pegarmos um livro recorremos a uma série de estratégias de como podemos ler o livro. Essa estratégia começa na escolha de um livro, onde escolhemos pelo titulo que nos deve chamar atenção, ou estar relacionado ao tema que estamos escolhemos.

Em nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor do texto começa com antecipação e hipóteses elaborada em nossos conhecimentos sobre: autor do texto, gênero textual,titulo e a distribuição e configuração das informações no texto.Mais ainda no decorrer da leitura fazemos criticas, contrastamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzindo sentido para o que lemos.

Na leitura ocorre a interação conteúdo texto e o leitor regula também pela intenção com que lemos o texto, pelos objetivos da leitura.

c) Leitura e a produção de sentidos: Leitura é atividade de produção de sentido. O leitor faz um trabalho ativo de compreensão e interpretação a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem .

Passo 2

Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias e vivências ."Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

Um bom leitor é aquele que sabe o que quer ler, tem um bom planejamento de leitura e busca interpretar o que está lendo.Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler: Ler por prazer; Ler para estudar; Ler para se informar .Onde o leitor que lê por prazer ele desenvolve a imaginação e enriquece o vocabulário .O que lê para estudar é aquele que faz uma leitura mais severa para compreender o que está sendo transmitido pelo autor. Já a leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações.

Para que se tenha uma boa leitura é necessário que se tenha uma estratégia de leitura ao se pegar um livro. A estratégia de leitura se inicia no titulo, se ele nos agrada ou esta relacionado ao tema, que estamos procurando. As estratégias pode, ser as mais variadas iniciando na escolha do tema a ser lido, ou o tipo de livro, gênero de texto que deseja ler.

O sentido da leitura varia muito da maneira em que o leitor esta lendo, dos conhecimentos já adquirido anteriormente e do ponto de vista que está interpretando o que o autor escreveu . Através desses critérios que vamos dando sentido ao que estamos lendo. Ler é um ato muito importante e que se deve ser adquirido a cada dia pela população.

Etapa 02 do desafio

Passo 1

Gênero textual

Gêneros textual é a diversidade de textos que ocorrem nos ambientes discursivos de nossa sociedade, os quais são materializações lingüísticas de discursos textualizados, com suas estruturas relativamente estáveis. Ou seja os gêneros textuais são unidades triádicas relativamente estáveis, passíveis de serem divididas para fim de análise em unidade composicional ,unidade temática e estilo, disponíveis num inventário de textos (arquitexto ou intertexto), criado historicamente pela prática social, com ocorrência nos mais variados ambientes discursivos, que os usuários de uma língua natural atualizam quando participam de uma atividade de linguagem, de acordo com o efeito de sentido que querem provocar nos seus interlocutores.( SCHNWLY,B; DOLZ,J., Os gêneros escolares:das práticas de linguagem aos objetos de ensino.1999. Disponível em <http/http://pt.scribd.com/doc/88567134/Generos-textuais-e-suas-caracteristicas>Acesso em: 31 maio. 2012. )

PASSO 2

Com base em livros, revistas , internet e jornais o grupo conseguiu encontrar os seguintes gênero:

• Carta Argumentativa

• Carta pessoal

• Entrevista .

• A resenha crítica

• Anúncio classificado

• Artigo de opinião

• Texto expositivo

• Instruções de montagem

• Letras de músicas

• Cartazes

• Discursos políticos

• Contratos

• Bulas

PASSO 3

A identificação dos gêneros textuais foi realizada na revista ISTOÉ (http://www.istoe.com.br/capa. Acesso em : 30 maio. 2012). De acordo com a pesquisa foi possível perceber que um texto ele pode apresentar mais de um gênero, onde um texto ele pode explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com