TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e produção de textos

Seminário: Leitura e produção de textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 13

Leitura e produção de textos

A leitura é um fator importante na construção do conhecimento como um processo contínuo que precisa ser praticado para ser entendido. O hábito de ler é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. Porém, para uma boa leitura de texto precisamos usar estratégias que são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, para facilitar o processo de compreensão. Antes de iniciar uma leitura é feito uma analise global do texto, durante a leitura faz-se uma compreensão da mensagem passada pelo texto, depois que termina a leitura é feita uma analise com o objetivo de refletir sobre o conteúdo que foi lido. É importante lembrar que as estratégias de leitura também auxiliam no estudo, favorecendo a obtenção da um nível de compreensão melhor, o ensino de estratégias abre novas perspectivas para o leitor. É o leitor que atribui vida ao texto. A capacidade do psiquismo humano que permite ao individuo fazer sentido do que ouve ou lê indo além do que está explicado ou prontamente acessível.Embora a leitura seja uma atividade universal, reconhecida e compartilhada não é igual para todos. Ler, aprender a ler, formar leitores ao longo da história, não teve uma única forma de acontecer, o processo foi gradativo, com modelos diferentes, se fazia acompanhar pelas proibições, censuras e punições a textos e condutas consideradas transgressoras. Com as mudanças, o aluno já participava, o livro era instrumento da consulta, pesquisa e recreação. A importância da biblioteca escolar na construção de uma educação mais moderna, renovada é uma pratica escolar possível e desejável, porque recobre dimensões importantes daquilo que compreendemos como sentido de leitura na escola.Os acervos de classe foram pensados para ser complementos das bibliotecas escolares. As praticas da biblioteca de classe favorecem emergência de leitura entre os alunos, onde aparece a diversidade de gostos, interesses, opiniões, critérios de escolha, formas de ler e de atribuir sentido ao texto.

Definição de Gênero

Correspondem a certos padrões de composição de texto determinados pelo contexto em que são produzidos pelo publico a que eles se destinam por sua finalidade, por seu contexto de circulação, etc.são exemplos de gêneros discursivos o conto, a historia em quadrinhos, a carta, o bilhete, a receita, o anuncio, o ensaio, o editorial, entre outros. Gêneros literários como o poema e o romance, também são gêneros discursivos. Não é necessário ser um médico, por exemplo, para reconhecer uma bula de remédio, ou um jornalista para reconhecer uma notícia de jornal. Isso acontece porque muitos desses gêneros estão presentes na nossa vida. Sabemos inconscientemente, quais são as suas características (estrutura, temas abordados, contexto de circulação, finalidade) e é isso que nos faz reconhecê-los facilmente.Leitores de jornal encontram, diariamente, textos como as charges.A charge é gênero discursivo que tem como finalidade criticar, de forma incisiva, algum acontecimento contemporâneo ao momento em que é produzida.Constituída por uma ilustração frequentemente acompanhada por observações escritas, a charge pode apresentar personagens e sempre expressa o olhar do artista sobre recorrer ao humor para manifestar sua visão crítica.

Listas de Gêneros Textuais

• Carta pessoal

• Correspondência formal

• Conversa telefônica

• Bula de remédio

• Instruções

• Horóscopo

• Cardápio de restaurante

• Poesia

• Noticia jornalística

• Carta comercial

• Piada

• Romance

• Conto

• Ata de reunião

• Receita Culinária

• Editorial de Jornais e revistas

Gêneros textuais ou discursivos presentes na revista

Após pesquisar, analisar os gêneros presentes em determinadas revista, chegamos à conclusão, que as mesmas utilizam vários tipos de gêneros para passar aos seus respectivos leitores, determinados assuntos importantes. A revista Istoé, Veja, Época e Bravo, utilizam: anuncio, fotografias, textos, Blogs, E-mails, para passarem determinadas informações aos seus leitores.Mas para que os seus leitores entendam a mensagem que esta sendo passada, e preciso que os mesmos saibam identificar o gênero, para absorver melhor o conhecimento por isso o mesmo e total importância numa determinada leitura.A charge é gênero discursivo que tem como finalidade criticar, de forma incisiva, algum acontecimento contemporâneo ao momento em que é produzida.Os textos são exemplos de gênero, bastante utilizados por tais revistas, pois, eles desempenham um papel muito importante já que o tempo todo estamos nos comunicando, e partilhando conhecimentos.O que é falado, a maneira como é falado e a forma que é dada ao texto são características diretamente ligadas ao gênero como as situações de comunicação em nossa vida social.As fotografias, por exemplo, e um gênero, usado por essas revistas para divulgar fotos de famosos ou fazer propaganda de algum tipo de produto que também não deixa de ser um anuncio.

Elementos Coesivos

1.Indicadores de oposição, contraste, adversão

Preposições,conjunções e locuções:

mas, porém, todavia,contudo,entretanto,no entanto,embora, contra, apesar de, não obstante,ao contrário , etc.

2.Indicadores de causa e consequência

Preposições,conjunções e locuções:

porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graças a, sem razão de, em decorrência de, por causa de, etc.

3.Indicadores de finalidade

Preposições,conjunções e locuções:

afim de, a fim de que, com o intuito de, para, para a, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com