TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler E Compreender

Casos: Ler E Compreender. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 7

Concepção de Leitura

Nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de deu dizer, o texto é visto como um produto – lógico- do pensamento( representação mental) do autor, nada mais cabendo ao leitor senão ´´ captar´´ essa representação mental, juntamente com as intenções (psicológicas) do produtor, exercendo,pois,um papel passivo.

Estratégias de Leitura

Do leitor, espera-se que processe,critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê.

Para exemplificar, tentemos uma simulação de como nós leitores, recorremos a uma série de estratégias no trabalho de construção de sentido. Para o nosso propósito, selecionamos o miniconto intitulado o retorno do patinho feio de Marcelo coelho, publicado na folhinha da folha de s, Paulo.

O autor do texto: Marcelo coelho;

O meio de veiculação do texto: folha de s.paulo;

O gênero textual: miniconto;

O título: elemento constitutivo do texto cuja função é, geralmente, chamar a atenção do leitor e orientá-lo na produção de sentido;

A distribuição e configuração de informações no texto.

Leitura e Produção de sentidos

Anteriormente, destacamos a concepção de leitura como uma atividade baseada na interação autor- texto-leitor. Se, por um lado, nesse processo, necessário se faz considerar a materialidade lingüística do texto,elemento sobre o qual e a partir do qual se constitui a interação,por outro lado, é preciso também levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade, qualidade. É por essa razão que falamos de um sentido para o texto, não do sentido, e justificamos essa posição, visto que, na atividade de leitura,ativamos: lugar social,vivências,relações com o outro, valores da comunidade,conhecimentos textuais.

Artigo

Biblioteca de Classe

De acordo com o Texto lido a Biblioteca de Classe, vem como um grande instrumento para a leitura em nossas escolas, visando um melhor ensino ‘a leitura ,uma orientação para os alunos para que tenham uma boa forma de compartilhar seus interesses pela leitura e trocar entre si os conhecimentos e gostos literários. A diversidade de experiência entre eles será o ponto alto para essa troca, pois todos colocaram suas idéias e pensamento Para de essa forma eles próprios terem um acompanhamento ‘a leitura.

Um espaço coletivo para os alunos servira como um marco em suas vidas e será uma experiência única, pois os alunos vão levar para a vida e para seus filhos como foi interagir na leitura, trocar idéias com diversão , entretenimento e diversidade.

Reflexão e Questionamentos

A função do autor:

Produzir um texto para boa compreensão do leitor.

A função do leitor:

Ler e compreender, interagir, desenvolver a leitura de forma que se tenha um a boa concepção. Orientação para a leitura da literatura na aula.

Acervos de livros organizados

Gêneros Textuais

São tipos de texto de qualquer natureza, literários ou não tanto na forma oral ou escrita , os gêneros textuais são caracterizados por funções especificas e organização retórica mais ou menos típica. São reconhecíveis pela características funcionais e organizações que exibem e pelos contextos onde são utilizados. São formas de interação reprodução e possível alteração sociais e envolvem questões de acesso e poder

Tipos de Gêneros Textuais:

Carta ao leitor,anúncio publicitário,entrevista, notícia e carta pessoal

Carta ao Leitor

Trata-se de um jogo aberto para informar determinados assuntos falando diretamente com o leitor.

Anuncio Publicitario

Retorno de vendas a curto prazo principal interesse das empresas que pagam a revista pelo seu anuncio

Entrevista

Realiza-se entrevistas com grandes nomes, políticos, celebridades, milionários a elaboração de perguntas para esclarecer determinados assuntos.

Noticia

A circulação semanal garante noticias atuais, o leitor bem informado de grandes Acontecimentos.

Carta ao Leitor

A luz que o calor gerou

Toda grande discussão travada no Congresso Nacional ‘e uma vitoria da democracia. A caótica disputa em torno da Medida Provisoria dos Portos não escapa a regra .Ninguem precisa destacar para os brasileiros os pontos negativos da batalha parlamentar que terminou quinta feira passada. Discussos tão inflamados quanto vazios, retórica abrutalhada, convicções movediças, gover-nismo de ocasião e oposição pela oposição. Essas mazelas foram todas expsostas a exaustão pelos noticiários televisivos que possa parecer , o alvoroço da semana passada na Câmara dos Deputados produziu mais luz do que calor.

Coerência textual

É a relação lógica entre idéias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido; é entendido como um principio de interpretabilidade.

.ex os sem-terra fizeram um protesto em Brasilia contra a política contra agrária do país porque consideram injusta a atual distribuição de porém o ministro da agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de reforma agrária assentar milhares de sem-terra

JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566

Dissertativo-argumentativo

Um texto dissertativo-argumentativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com