TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ler E Compreender

Trabalho Escolar: Trabalho Ler E Compreender. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  535 Visualizações

O texto mostra vários tipos de retomada que podem ser utilizados na construção do mesmo, tendo como base um referente neste caso o porquinho, e conta etapas da vida dele fazendo necessário o uso da referenciação, já que também e relatado como a dona o acompanhou e sua adoção para o orfanato, para assim não perder o sentido do texto acrescentando novos elementos.

Os elementos de retomada estão presentes em vários momentos no texto, o referente, o porquinho, e citado no início do texto como animal, foi utilizada a expressão definida, pois o locutor começa a relatar o fato de o que aconteceria com o porquinho.

Outras expressões nominais definidas são usada no texto, poupar a vida do bichinho, suíno passou a andar e recuperação do pequeno são exemplos de como o referente e citado. Na frase “Vamos, levante, eu sei que você pode conseguir” retirada do texto (Porquinho deficiente volta a andar, Daily Mail) a dona do porquinho da sua opinião de como ela descrevia o esforço da mãe encorajando ele a andar.

Usando também pronomes como “ele” e anáfora fazem a citação ao referente. Em ”o novo bichinho de estimação” o porquinho e mencionado como superação para as crianças do orfanato, e a descrição e usada para a retomada do sentindo do texto já que a história muda e passa a falar sobre a nova vida do porquinho.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com