TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo: suas diferentes funções.

Por:   •  23/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

O Lixo

É claro que você sabe o que é lixo, né? A casca da banana, a garrafa do refrigerante, a latinha… Todo resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas pode ser chamado de lixo. Sendo assim, podemos dizer que o lixo não se limita aos restos de sua casa (lixo urbano), mas a uma infinidade de resíduos que podem ser gerados pela atividade humana, como o lixo hospitalar e o lixo nuclear.

Aqui você verá o problema que o lixo representa na sociedade atual e os danos que pode causar ao meio ambiente. Também verá os destinos que o lixo pode tomar e algumas soluções para esse problema.

Então, garanta que está pronto para a aula “mais suja” desta plataforma e vamos lá!

Destinos do lixo

Você acabou de ver que cerca de 38 mil toneladas de lixo são despejadas diariamente em qualquer lugar. Mas e as outras 140 mil toneladas? Quais são os possíveis destinos que o lixo pode tomar?

Agora você conhecerá quatro destinos do lixo:

  • lixões;
  • aterros sanitários;
  • aterros controlados;
  • incineradores.

Começaremos pelos lixões!

Chorume

Você acabou de ver que um dos problemas dos lixões é o chorume. Mas você sabe o que é o chorume?

chorume é um líquido escuro e viscoso formado por água e substâncias presentes no lixo. Frequentemente, contém metais pesados e, por isso, é extremamente nocivo à saúde.

A penetração do chorume no solo pode alcançar lençóis freáticos e contaminar a água.

Aterros sanitários

Outro destino que o lixo pode ter é o aterro sanitário.

Nos aterros, o lixo é compactado por camadas de algum material inerte, isto é, formado por substâncias que dificilmente reagem com os compostos do lixo.

[pic 1]

Disponível em: http://www.autossustentavel.com. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

 

Este local possui cinco principais características que minimizam os danos que o lixo pode causar ao meio ambiente. Vamos, agora, vê-las de maneira mais detalhada.

Características do aterro que minimizam danos ambientais

  • Impermeabilização da base do aterro: evita o contato do chorume com as águas subterrâneas.
  • Instalação de drenos de gás: canal de saída do gás do interior do aterro. O biogás pode ser recolhido para o aproveitamento energético.
  • Sistema de coleta de chorume: a coleta de chorume deve ser feita pela base do aterro. O chorume coletado é enviado a lagoas previamente preparadas com impermeabilização do seu contorno ou enviados para tanques de armazenamento fechados.
  • Sistema de tratamento de chorume: após coletado, o chorume deve ser tratado antes de ser descartado no curso de um rio ou em uma lagoa.
  • Sistema de drenagem de águas pluviais: o sistema de captação e drenagem de águas de chuva visa escorrer a água por locais apropriados para evitar a infiltração que gera o chorume.

Aterro controlado

Entre o lixão e o aterro sanitário, que você acabou de ver, costuma existir um “meio-termo” chamado de aterro controlado.

Normalmente, os aterros controlados são lixões alterados para minimizar os danos ambientais. Neles, áreas adjacentes ao que era o lixão são preparadas com cobertura e há o recolhimento de parte do chorume para essas regiões. O biogás produzido pela decomposição é queimado, e o lixo é coberto com terra ou saibro para que não fique exposto e atraia animais.

Observe, no slide a seguir, três imagens que comparam esses três possíveis destinos do lixo.

Lixão, aterro controlado e aterro sanitário

 [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

 

Incineração

O último destino do lixo que você verá nesta aula é a incineração.

Embora qualquer tipo de lixo possa ser incinerado, este é o destino obrigatório para o lixo hospitalar, que é formado principalmente por seringas, agulhas, luvas, fraldas, sondas e diversos outros materiais originários de hospitais e clínicas.

Esse lixo deve ser incinerado, pois possui substâncias ou micro-organismos que podem fazer mal à saúde. Mesmo o homem não tendo contato direto com este material, pode ser prejudicado por seu descarte incorreto, caso ocorra a contaminação ambiental, por exemplo, da água que é consumida pelo ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (278.5 Kb)   docx (138 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com