TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial

Artigos Científicos: Logistica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1. Dados iniciais da organização eleita 05

2. Missão e valores 05

3. Público alvo da organização 05

4. Serviços oferecidos pela organização e contato 05

5. Rede logística – Fluxograma e Características 06

6. Análise dos gargalos da empresa 07

7. Plano de melhorias 08

CONCLUSÃO 08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09

INTRODUÇÃO

Objetiva-se com o presente trabalho cumprir as competências e habilidades indicadas pelas diretrizes curriculares nacionais através da resolução de atividades na forma de um desafio que evolvam os conceitos e aplicações dos fundamentos mais modernos de logística empresarial.

A proposta do desafio é a produção de um relatório baseado em dados reais de uma organização eleita pelo grupo que se atente às modernas tecnologias da logística empresarial avaliando o fluxograma das matérias primas inerentes à produção, viabilizando, desta forma, a identificação de pontos críticos com a observação em campo, aplicando ações práticas dos conhecimentos auferidos ao longo do curso, a fim de identificar os gargalos e propor um plano de melhorias.

O presente estudo contribuirá individualmente para melhor aplicação dos institutos na vida prática profissional, além de, coletivamente, promover a integração em equipe para solução de eventuais problemas que venham a surgir, privilegiando o debate de ideias e a apresentação de soluções integradas com rapidez e eficiência.

Para realização da presente atividade prática supervisionada serão utilizados e empregados os conceitos absorvidos nas aulas expositivas, bem como serão utilizados os meios bibliográficos indicados no plano de ensino e aprendizagem, análise e pesquisa de campo na organização escolhida, sem prejuízo de outros que se mostrarem convenientes para complementação do estudo e consequentemente do trabalho.

1. Dados iniciais da organização eleita:

Para o desenvolvimento do desafio proposto elegemos a empresa Eaton Ltda, situada no bairro Macuco na cidade de Valinhos/ SP, próxima à rodovia Anhanguera.

Tem como segmento de atuação o ramo de auto-peças e o produto fabricado nesta unidade são as transmissões automotivas para veículos leves, médios, pesados e agrícolas.

É considerada pelo mercado uma empresa de grande porte, sendo uma multinacional com aproximadamente 1.200 (um mil e duzentos) funcionários.

2. Missão e valores:

A organização eleita para estudo tem como missão “fornecer soluções seguras confiáveis e sustentáveis de gerenciamento de energia para os nossos clientes globais”.

A visão da empresa Eaton funda-se na ideia de ser “a empresa mais admirada nos nossos mercados”.

Por conseguinte, tem como valores manter “foco no cliente, pessoas, confiança, respeito, dignidade e integridade.”

3. Publico alvo da organização:

Por ser uma empresa em destaque, não somente no mercado internacional, mas também no mercado nacional, possuindo as características sociais, ambientais e organizacionais que vão de encontro com o desafio proposto na presente ATPS, fez com que a mesma fosse escolhida.

4. Serviços oferecidos pela organização e contato:

Trata-se de uma empresa em evidência no mercado, haja vista que é referência de tecnologia empregada no segmento de auto-peças, buscando a excelência na produção de seus produtos com qualidade, respeito ao meio-ambiente, promoção social, dentre outros fatores que a tornam líder em seu know hall.

Para que pudéssemos realizar a pesquisa proposta no desafio foi fundamental a cooperação do Analista de Logística Sr. Fernando Ferraz, que contribuiu significativamente para o sucesso do trabalho.

5. Rede logística – Fluxograma e Características:

Analisando a cadeia de suprimentos da empresa eleita para o plano de melhorias observa-se que diversos são os processos que a compõe, devendo ser conhecidos e analisados separadamente e, posteriormente no geral, para que se possam identificar os pontos críticos a serem objetos de análise e possível melhoria.

A partir da entrada da Nota Fiscal é gerado um AR (aviso de recebimento), identificando e direcionando a matéria prima para o setores que a utilizarão, ( WH, WH2, WHA, WH4), através do setor de recebimento e conferência.

No setor de recebimento e conferência será gerado um lote com uma numeração específica para o controle do estoque e que também indica a localização e destinação.

Por sua vez, na transferência para o estoque é onde ocorre a consolidação do material assim entendido o que fica alocado nos “porta-pallets” aguardando a programação para serem transferidos para as linhas de montagem.

O estoque é dividido da seguinte forma:

• WH(WareHouse) - Estoque da linha de montagem do segmento de transmissões médias.

• WH2 - Estoque da linha de montagem do segmento de transmissões leves

• WHA - Estoque da linha de montagem do segmento de embreagens.

• WH4 - Estoque da linha de montagem do segmento de transmissões pesados.

Na linha de montagem WH, destina-se ao mercado Asiático e Europeu bem como para reposição do mercado interno.

A linha de montagem WH4, também se destina a reposição do mercado interno bem como aos mercados da China e Índia.

Por fim as linhas de montagem WHA e WH2, destinam-se a reposição ao mercado nacional.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com