TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA CIENCIAS CONTABEIS

Ensaios: MONOGRAFIA CIENCIAS CONTABEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Ainda no início do século XXI, as organizações preocupavam-se apenas com a eficiência dos seus sistemas produtivos. A maior lucratividade era a sua maior preocupação, contudo, essa noção logo foi modificada, pois ficou evidente que aliado aos seus interesses, as empresas teriam que tomar novos rumos, tendo em vista um maior comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade, que vinha se mostrando mais exigente e consciente no seu modo de agir.

Considerando que a sociedade vem se tornando mais seletiva, e que as organizações sofreriam restrições severas por parte da sociedade, as próprias empresas mudaram suas estratégias, incorporando assim um crescimento da consciência ecológica.

A contabilidade como ciência apresenta condições, de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações de entidades que se utilizam da exploração do meio ambiente.

Com a evolução das organizações e das ciências a elas associadas, surgem novas técnicas e processos de produção e controle empresariais. Nesse contexto, os aspectos ambientais no gerenciamento dos negócios tornam-se importantes em todas as etapas das operações das empresas. O ciclo de vida dos produtos passa a ser acompanhado com maior atenção, na intenção de redução dos níveis de emissões de resíduos, necessitando, para tal, de relatórios que possibilitem o monitoramento dessas atividades (PAIVA, 2006, p. 10).

Havendo uma consciência que os recursos naturais são limitados, e não podem mais ser desperdiçados, para que não haja comprometimento do equilíbrio ecológico de nosso planeta, se faz necessária a participação da Contabilidade Ambiental, ajudando assim cada vez mais as empresas, conscientizando da importância de preservar o Meio Ambiente.

Neste sentido, surge a presente pesquisa que será fundamentada da seguinte forma:

1.1 PROBLEMA

Tendo em vista as considerações abordadas, denota-se a necessidade de buscar respostas para o seguinte problema: Como a contabilidade ambiental pode influenciar positivamente na gestão de uma empresa de embalagens, situada na cidade de Campina Grande?

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Analisar a atuação da Contabilidade Ambiental na empresa Felinto Indústria e Comércio Ltda.

1.2.2 Objetivos Específicos

1. Verificar, como a contabilidade Ambiental é aplicada aos resíduos, e como pode influenciar de maneira positiva na gestão da empresa de embalagens Felinto Indústria e Comércio Ltda, localizada no município de Campina Grande– PB.

2. Analisar o destino dos resíduos gerados pela empresa estudada.

3. Mostrar a importância da Contabilidade ambiental para o desenvolvimento da atividade de produção de embalagem na empresa.

1.3 JUSTIFICATIVA

O projeto proposto se justifica dada a relevância da pesquisa, mostrar como é desenvolvida a contabilidade ambiental em uma empresa de embalagem, podendo-se ao final do resultado da execução, proporcionar benefícios a nível informacional aos usuários internos e externos dos produtos da empresa e a quem mais possa interessar. O tema parte do princípio da preocupação pela contribuição ao meio ambiente, dando ênfase a sua devida importância, não querendo apenas mostrar para empresa estudada sua relevância, mas também para outras empresas, tentando conscientizá-las a inserir a contabilidade ambiental e gestão ambiental, tornando uma das responsabilidades da empresa o cuidado com o meio ambiente,

A pesquisa é estruturada da seguinte forma:

A primeira parte do trabalho é formada pela introdução, que consiste nos objetivos, geral e específico, no problema e justificativa da pesquisa.

Na segunda parte está apresentado o referencial teórico, trazendo os conceitos de contabilidade, contabilidade ambiental, resíduos e sustentabilidade.

Na terceira parte consta a metodologia utilizada na pesquisa.

A quarta parte é formada pelo estudo de caso, onde obteve os dados da pesquisa realizada.

E por fim, as considerações finais, referências e apêndice.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com