TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações Popular No Brasil

Artigos Científicos: Manifestações Popular No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  2.745 Palavras (11 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Historicamente falando as manifestações populares no Brasil ocorreram desde seu “descobrimento “ , claro que era de maneira diferente dos que ocorrem na atualidade ; a pouco mais de um século ouve uma grande manifestação popular em prol da abolição da escravatura , onde os abolicionista lutaram protestando o que após com muita luta aconteceu .

Em “outras manifestações populares ficaram conhecido ou chamada pela ditadura militar “as diretas já”, os “ caras pintadas “ no inpitima do presidente Collor e muito outros , diante no que foi dito todas essas manifestações tiveram motivos e causas diferentes porém, todos tinham um só proposito melhorar a vida da população e combater a corrupção .No passado as manifestações eram mais voltadas para a classe operaria que entrava em luta contra os empresários da época e contra a exploração realizada. Porem os manifestantes era severamente punido com prisões que geralmente eram arbitrárias. E injustas. Muitos brasileiros foram presos e privados de sua liberdade por longos anos, ocorrendo também muitas perseguições. o brasil passou por um processo longo até chegar a essa atual “ liberdade “ e “democracia “ que temos hoje. Com tudo, por consequência da repressão que os países enfrentaram o uso de jornada da televisão que era impedida e não havia a famosa internet e as redes sociais e a tal liberdade de imprensa que temos hoje. A internet tem tido um papel fundamental muito importante para a divulgação das manifestações que vem ocorrendo nos pais conseguindo atingir um numero enorme de pessoas, interessados em participarem destas lutas em busca de direitos que muitas vezes violados junto com a internet e as redes sociais estão sendo o meio de comunicação mais utilizados por todas, tudo o que é postado se propaga com muita velocidade; entretanto tem seu lado negativo, porque muitos usam desse meio de comunicação para marcar encontros de vandalismo, o que acaba com a credibilidade de manifestações realizada ocorre muita destruição, ônibus que são queimados agências bancários destruídos, órgãos públicos depredados causando muita violência, machucando pessoas que realmente esta ali para lutar por seus direitos no entanto após essas revoluções a população fica apreensiva e com medo do que possa a vir a acontecer evitado sair nas ruas expressando suas opiniões escondendo da realidade da sociedade que mostra o papel da cidadania .

Na historia dos nossos pais, a juventude sempre foi protagonista dos movimentos sócios que lutaram para conquistar seus direitos. Não só para ou em beneficio da juventude, mais para o povo brasileiro como um todo. As características dessa massa sempre foram de transformação, de fazer revolução, de apresentar novas opiniões, ou seja, de se mobilizar e mobilizar todas as pessoas em torno de uma causa , luta por direitos que muitas vezes são violados , algum exemplos de conquista foi a exploração de petróleo no nosso pais , o papel que comprido para a redemocratização do brasil na época da ditadura militar , o voto direto , as lutas recentes contra as privatizações do governo de FHC, a luta pelo acesso a universidades como fruto .o PROUNI e o REUNI etc., então concretamente no brasil a juventude cumpre um papel fundamental e tem se mobilizado através das entidades estudantis reconhecemos no entanto que está fase de transição da infância para a vida adulta é um período bastante complicado é o momento no qual temos nossa relação com o mundo e entender quem somos , o que queremos , quais são os nossos passos e qual é o nosso dever . a participação da juventude é especialmente neste século 21.muito importante pelas novas tendências que o mundo moderno apresenta : são grandes transformações , as questões ambientais ,dificuldades na economia , avanços tecnológicos que muitas vezes são benéficos mas também consigo carregaram consequências diretas na vida do jovem .

Distinguimos no tempo presente uma juventude que tem sede de um país mais justo, de um planeta mais cuidado, porem ao mesmo tempo, é uma juventude que não tem voz, autonomia, não tem formação politica como outras gerações tiveram. Eles buscam encontrar um espaço, mas não assumem os seus deveres; reclamam do desemprego porem não se qualificam; a juventude precisa lutar porque só apresenta. Assumir o protagonista por outro lado ainda restam jovens que gritam que tem esperança e tem compromisso. Mesmo que não tenham muitos resultados e hoje é especialmente nas redes sociais onde essa juventude tem mostrado a cara com mais ênfase, esse meio , sua riqueza, sua diversidade cultural ! Nos últimos anos, a internet e as redes sociais tem se tornado cada vez mais importante no dai a dia das pessoas com troca de mensagens, imagens e informações .embora devido a inclusão digital o usuário tem grandes possibilidade de produzir informações para divulga-la em questão de segundos milhares de pessoas comentam e ficam sabendo de problemáticas que atinge o outro lado do mundo .a internet com suas redes sociais inclusas não têm sido ainda totalmente compreendidos pelos partidos políticos .A dinâmica da comunicação nos partidos deve ser reelaborada , apropriar-se das novas pautas da internet e do software livre e finalmente conseguir ampliar o dialogo com as juventudes tendo a mesmo acesso livre e aumentar sua participação nas redes sociais .

DESENVOLVIMENTO

Direitos, cidadanias, movimentos sociais são temas frequentes nos pronunciamentos e conversam de empresários brasileiros ou estrangeiros governantes e políticos de diferentes partidos, estudantes, trabalhadores e membros das camadas da sociedade, que enfrentam as piores condições de visa. Entretanto a ideia de cidadania está relacionada ao surgimento do estado moderno e a expectativa de que este garanta em determinado território. A conquista, a manutenção e a ampliação desses direitos dependem das ações dos indivíduos e dos grupos que lutam por seus interesses por meio dos movimentos sociais. No passado as manifestações eram mais voltadas para as classes operarias que entrava em lutas contra os empresários da época e contra a exploração realizada, porem os manifestantes eram severamente punido com prisões que geralmente eram arbitrarias e injusto. Muitos brasileiros foram presos e punidos de sua liberdade por longos anos com isso ocorreu também muitos perseguição. Politica onde muitos foram deportados e tiveram que mudar sua vida por completo, para viver em outros pais longe de seus familiares e porém com o final da ditadura militar, o Brasil que passou por uma grande transformação, onde a população pode enfim se manifestar com maior liberdade dando inicio aos movimentos sociais.

Os movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com