TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel - Perguntas

Trabalho Escolar: Maquiavel - Perguntas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  6.093 Visualizações

Página 1 de 4

1.Explique as características do mercantilismo destacando a origem de sua riqueza e a formação da burguesia.

2.Cite 3 características do contexto de produção intelectual de Maquiavel relativo à economia, politica, as artes, a ciência e as conquistas de novas terras entre outros.

3.Qualifique o pensamento de Maquiavel frente ao idealismo religioso e uma perspectiva republicana.

4. Analise o objeto da ciência política de Maquiavel, destacando as relações de poder, estratégia e formas de governo.

5. Quais são as características do realismo político de Maquiavel?

6. Quais são as tipologias de principado que Maquiavel trabalha em sua obra ‘’ O príncipe’’?

7.Quantos capítulos são ‘’ o príncipe’’ e quais são as suas disposições temáticas?

8. Interprete: ‘’Maquiavel pensando em dar uma lição ao príncipe, deu lição ao povo’’ Rousseau. Explique

Respostas:

1.O mercantilismo foi responsável pelo enriquecimento europeu, pela consolidação das monarquias absolutistas, mas foi, igualmente, responsável pela ascensão da burguesia, a qual, a partir dos lucros gerados pela riqueza mercantil, foi-se tornando cada vez mais rica e independente da prática do Estado.

2. Maquiavel, ao escrever sua obra mais famosa, “O Príncipe”, o contexto político da Península Itálica estava conturbado, marcado por uma constante instabilidade, uma vez que eram muitas as disputas políticas pelo controle e manutenção dos domínios territoriais das cidades e estados.

3.Para Maquiavel, o que confere valor a uma religião não é a importância de seu fundador, o conteúdo dos ensinamentos, a verdade dos dogmas ou a significação dos mistérios e ritos. Importa não a essência da religião e sim sua função e importância para a vida coletiva. A religião ensina a reconhecer e a respeitar as regras políticas a partir do mandamento religioso. Essa norma coletiva pode assumir tanto o aspecto coercivo exterior da disciplina militar ou da autoridade política quanto o caráter persuasivo interior da educação moral e cívica para a produção do consenso coletivo.

4. Maquiavel foi o primeiro grande pensador moderno e precursor da ciência política. Seguramente no pensamento político clássico de Maquiavel, que é a gênese do pensamento político moderno, a noção de poder aparece quando ele introduz o enfoque do Estado em sua noção corporificada na figura do Príncipe, que é algo histórico, porque Maquiavel está presenciando o nascimento do Estado no século XV. Para Maquiavel, o Estado está surgindo como uma organização de dominação e como expressão máxima da violência. O Estado é a única organização cuja ação mobiliza todos, visto que dispõe de todos os meios e bens materiais de gestão e coação. O Estado é um meio de cooptação e coerção que age sobre a sociedade e os indivíduos. A figura do Príncipe é uma forma de corporificação da paz, para que esse conflito seja amenizado, daí a necessidade de instrumentalizar-se o Príncipe. O principe deve governar pela força e pela virtù, que se compõe de várias qualidades pessoais. A virtù que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com