TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social

Trabalho Escolar: Marketing Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O Objetivo deste trabalho é mostrar os desafios enfrentados pela empresa de marketing quanto ao projeto de marketing social, pensando na segurança do transito. Apresentar conceitos quanto a administração publica, administração direta e indireta e também mostrar como a mídia influencia em questões sociais na sociedade.

2 DISCUSSÃO DO CASO

Este estudo de caso estará mostrando os objetivos e o desafios de uma empresa de comunicação e marketing, o Grupo VIT, que é o representante da MTV no Rio Grande do Sul - emissora de TV fechada, e o DETRAN/RS que é uma autarquia executiva de transito do Governo do Estado do Rio grande do Sul.

O Grupo VIT e o DETRAN/RS já possuem algumas parcerias quanto ao projeto de Serviços de Utilidade Pública ligada a segurança de Transito, onde a MTV sempre estratégias exitosas.

Os principais objetivos do Grupo VIT era apresentar ao cliente – DETRAN RS – idéias que agradasse tanta a autarquia quanto ao publico alvo e que também pudessem mensurar o retorno efetivo do investimento em marketing social, mesmo com as verbas apresentadas pelo cliente sendo escassas devido ao corte do orçamento.

O Grupo VIT, sabia que as verbas eram escassas e precisavam mostrar que os investimentos que sairiam do orçamento público em marketing social dariam retorno para o cliente.

“Orçamento Publico, é um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas, está ligado às previsões das receitas e fixação das despesas públicas. Contem estimativas das receitas e autorizações para realização de despesas da administração pública direta e indireta em determinado exercício”.

Devido os cortes de orçamento aprovado pela assembléia legislativa, essa campanha teria de superar todas as demais apresentadas pelos concorrentes.

“A principal função do Poder Legislativo é, ordenar preceituar por lei, fazer leis, e também compete ao poder legislativo fiscalizar o poder executivo.”

Por saber que as verbas eram escassas e corria o risco de serem direcionadas a outros projetos, caso não conseguissem mostrar de forma objetiva que tais investimentos eram importantes, ou seja, as ações de marketing social podem se tornar um ônus para a sociedade ou podem significas a própria via de desenvolvimento da empresa. Teria de combinar os melhores elementos de abordagem para alcançar o publico alvo, agradar e envolver os jovens, e também agradas o cliente com a qualidade da MTV.

Devido o tempo escasso do cliente para discutir sobre o projeto, a equipe do Grupo VIT efetuou pesquisas sobre a mensuração de resultados de campanhas ligadas a causas socais, com esse resultado adaptou o projeto a ser apresentado para o DETRAN/RS.

“Marketing social é, uma estratégia de mudança de comportamento, onde combinam os elementos das abordagens tradicionais as mudanças sociais num esquema integrado de planejamento e ações e aproveita os avanços na tecnologia das comunicações e na capacidade de marketing.” (Kotler e Robert, 1992, p,25).

O Marketing social utiliza técnica mercadológica e de conhecimento para adaptar-se a condições de que pode promover o bem estar social, os principais responsabilidades e desafios do marketing é trazer através da liberdade de suas criações atinjam de forma ética e respeitando os limites a sociedade.

Política publica é, o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, nas escalas federais, estaduais e municipais, com vista ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Podem ser desenvolvidas em parceria com organizações não governamentais e com a iniciativa privada.

“A atuação de Políticas Públicas demanda uma gestão que observe “o social”, cuja articulação e cooperação entre instituições do Estado, organizações comunitárias e setores do mercado crescerão em importância estratégica. Dessa maneira, o desenvolvimento nas regiões é interpretado como a busca de respostas criativas para problemas que envolvem escassez de recursos e que podem ser resolvidos mediante estímulo ao potencial produtivo, à participação cidadã e ao envolvimento de outros atores da localidade.”.

“As empresas públicas e as sociedades de economia mista são EMPRESAS ESTATAIS, isto é, sociedades empresariais que o Estado tem controle acionário e que compõem a Administração Indireta. Empresa pública é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital exclusivamente público, aliás, sua denominação decorre justamente da origem de seu capital, isto é, público, e poderá ser constituída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com