TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medotlogia em serviço social

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLO SUMARÉ

SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMESTRE

Prof.ª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutora presencial: Luciana Domiciano

DISCIPLINA:

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Sumaré/São Paulo

2014

Introdução

Temos por objetivo neste trabalho observarmos a integração do serviço social, mostrando o progresso da profissão na sociedade contemporânea, no geral os profissionais de serviço social buscam consolidar e transformar permitindo a união das diferentes dimensões instrumental na sociedade.

Mostraremos também a diferença entre a atuação do serviço social a filantropia e o assistencialismo. Falaremos sobre o Setor Público, Setor Privado e o Terceiro Setor e as suas peculiaridades.

Abordaremos também sobre a importância do assistente social nas escolas, junto às famílias e comunidades com projetos e intervenções qualificadas.

Enfatizamos sua presença na escola, como parte da equipe e seu trabalho multidisciplinar como agente interventivo, transformador e principalmente preventivo na questão educacional, além do despertar da importância da escola na formação profissional e no contexto social.

Atuação do Assistente Social no Mundo Contemporâneo

Na atualidade o serviço social possui diferente vertesse para atuação do assistente social, pois através dos tempos foram adquirindo experiências e absorvendo conhecimentos profissionais mais as contradições e o comodismo de alguns e a falta de conhecimento de outros nos traz o assistencialismo, ou seja, alguns nos vê como a moça da cesta básica, por ter tido sua influencia na igreja católica ainda temos dificuldades para transpor alguns obstáculos e limites do código de ética profissional do assistente social.

O assistente social tem trabalhado para transpor vários limites e obstáculos decorrente da profissão, um dos grandes desafios que os assistentes sociais tem enfrentado no presente é criar propostas criativas de trabalho e capacidade para executá-las a partir das demandas existentes no nosso dia a dia .

Os assistentes sociais da atualidade tem que sempre inovar em suas propostas de trabalho sendo criativo, podendo assim falar dos direitos para o publico alvo mostrando a efetivação do direito para o usuário, por meios de pesquisas que são realizadas podendo assim identificar e ajudar dando alternativas com base em cada perfil.

A atuação dos assistentes social em áreas diferentes vem mostrando que mesmo estando nas redes publicas ou nas redes privadas vem tendo avanço considerado vê que já atuamos na educação em programas socioeducativos em comunidades habitação, gestão de pessoas e em diferentes áreas. Exigindo do profissional em assistência social, conhecimentos teóricos metodológicos, técnico e ético.

O Serviço Social é uma profissão que diariamente vem tendo mudanças durante sua trajetória sempre buscando bases e novos espaços, para conseguir bagagem ética nas lutas e pesquisas para conseguir novos espaços, mesmo que a realidade seja completamente antagônica.

O campo de atuação do assistente social de uma forma geral esta acontecendo nos três setores, buscando a inclusão social, buscando também estratégias para conhecer e melhorar a realidade da área em que atua.

No primeiro setor a atuação abrange um publico em esfera nacional, estadual e municipal; saúde, assistência social, habitação etc. Podendo atuar nas áreas da criança e adolescência. Portadores de deficiência, idosos. O profissional se mantém voltado para o social.

Já no segundo setor a atuação do profissional de serviço social fica mais focada na área privada sendo sua atuação em recursos humanos em gerenciamento de estratégia ou em implantações de projetos voltados para os programas de prevenção de riscos sociais. A assistente social que trabalha no segundo setor tende a atender as necessidades do individuo, que esta com dificuldade de atender as suas necessidades básicas.

No terceiro setor são instituições não governamentais intituladas de (ONGs), onde o assistente social trabalha direto com movimentos populares em áreas administrativa, fazendo planejamentos de projetos sociais voltados diretamente a convênios e cooperativas para captação de recursos. O terceiro setor faz uma contribuição publica, pois contribui para a melhoria de ambas as partes, considerando que o terceiro setor gera serviços sociais de responsabilidade.

O maior desafio dos assistentes social é desenvolver trabalhos eficientes e criativos para a realidade vivenciada.

Relação entre o Serviço Social e a Filantropia

Filantropia

Podemos definir filantropia como humanitarismo, que é uma palavra de origem grega, que significa amor à humanidade. Definiremos ainda a filantropia como ato de ajudar outras pessoas, fazendo assim caridade seja por meio de dinheiro, comida, roupas, brinquedos etc.

Filantropia também esta ligada ao terceiro setor, onde se leva ajuda financeira para pessoas e comunidades em locais que o governo não consegue levar tal ajuda financeira ou ações benéficas à sociedade. A filantropia pode ser praticada em escolas, hospitais e igrejas entre outros locais.

Assistencialismo

Assistencialismo pode se definido como ajuda, esmola, piedade, caridade, voluntariado, clientelismo, ou seja, é ter acesso a benefícios através de doações.

Até o movimento de reconceituação o Serviço Social praticava o assistencialismo, a partir dai os profissionais estão firmados e comprometidos com a garantia de direitos.

Serviço Social

O Serviço Social pode ser definido como uma política pública para garantias de direitos e deveres legais para os cidadãos que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com