TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

A estrutura do Sistema de ensino no Brasil

Introdução

Como já se inicia pelo título abordaremos a estrutura do sistema de ensino no Brasil, como o nome já diz estrutura do sistema: a base a solidez de um conjunto, e será que podemos assim denominar o nosso?

Para que possamos chegar a conclusão estudaremos o sistema que neste caso deveria ser considerado o conjunto das escolas das redes, que então seria sistema de ensino nas esferas , estadual, municipal e federal.

Porém o significado da palavra sistema é muito mais amplo que apenas o conjunto de escolas e seus respectivos órgãos administradores, conforme citado acima.

Desenvolvimento

A estrutura do sistema de ensino federal, estadual e municipal, possui pontos em comum as normas de procedimentos, conteúdos, métodos elaborados, diretrizes, idéias e projetos, mesmas intenções para o setor educacional.

A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorre da LDB(lei 9394/96)., de acordo com o artigo 211/CF. a união, os estados, o distrito federal e os municípios devem se organizar em regime de colaboração em seus sistemas de ensino.

A união (federal): é responsável pelas instituições de educação superior criadas e mantidas pelos órgãos federais de educação e também pela iniciativa privada.

Estados; Cuidam das instituições estaduais de nível fundamental e médio dos orgãos públicos ou privados.

Distrito federal: Instituições de ensino fundamental, médio e de educação infantil criadas e mantidas pelo setor público do Df e também privadas.

Munícipios: São responsáveis, principalmente pelas instituições de ensino infantil e fundamental, porém, cuidam também de instituiçõe4s de ensino médio mantidas pelo poder público municipal. Pode optar por se integrar ao sistema estadual ou unir-se a ele.

Contudo nos últimos anos se verifica um declínio nas condições do poder público, professores e demais funcionários na área da educação desmotivados, em condições desfavoráveis de trabalho, remunerações baixas, falta de capacitação, e até mesmo conhecimento básico á educação.

O cidadão parece anestesiado, e a luta pelos direitos educacionais praticamente não existe.

Considerações finais

Verifica-se que nosso país infelizmente ainda não dispõe de um sistema de ensino competente e qualificado.

Verificamos uma carencia de professores interessados e qualificados; existe uma distinção de classes sociais, muitas vezes nossa cultura é deixada de lado, e além disto a sociedade infelizmente se acomoda ao dia dia aceitando uma educação cada dia mais insatisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com