TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Medidas simples podem ser adotadas para a inclusão de educação ambiental na escola, o qual permite que o aluno adquira conhecimento, habilidades, atitudes e valores para formar um futuro sustentável. É um processo que aumenta a participação de todos os cidadãos por meio de mudanças e transformações culturais.

É na base dos primeiros anos escolares que se estrutura o conhecimento, o despertar, a curiosidade e interesse das crianças pelo meio ambiente, fazendo com que as mesmas cuidem e respeitem mais a natureza. É onde o educando aprende o certo e o errado, e que certamente levará esses valores por toda a sua vida, que o tornará um cidadão consciente do futuro, com pensamentos e valores sociais voltados para a colaboração para uma sociedade mais justa e igualitária na perspectiva da preservação dos recursos naturais.

Para tal, o professor e o aluno devem vivenciar práticas no seu dia a dia, tais como separação do resíduo doméstico, fazendo a triagem do lixo seco e lixo úmido, assistindo na televisão notícias sobre desmatamento, poluição dos rios e nascentes, assistir documentário sobre a biodiversidade, etc.. Portanto, essas são questões importantíssimas que o professor deve discutir em sala de aula, fazendo com que os alunos reflitam sobre a importância do desenvolvimento sustentável, utilizando métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e transformar os hábitos e atitudes em favor do futuro sustentável para o nosso planeta.

Assim, Cabe aos educadores e a escola ter um papel decisivo sobre esse tema tão importante, isso representa uma nova contextualização da educação e nos leva a refletir sobre as mudanças profundas que a educação pode representar na vida dos alunos em relação à preservação do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com