TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Exames: Mercado Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

4.1. Mercado financeiro

O mercado financeiro é o local onde as pessoas negociam o dinheiro. Ele faz a ligação entre as pessoas ou empresas que tem dinheiro e as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Os processos que envolvem o mercado financeiro são controlados pelo Banco Central, Bolsa de Valores, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entre outras entidades. Quanto mais eficiente for o funcionamento do mercado financeiro, no que diz respeito à captação de recursos e seus respectivos investimentos, mais eficiente tende a ser o desenvolvimento econômico do país.

De acordo com Mishkin (2000), mercados e intermediários financeiros em bom funcionamento são necessários para aumentar o bem-estar e a eficiência econômica e são cruciais para a saúde da economia. Segundo Jaffe (2008, p.36) “os mercados financeiros são compostos pelos mercados monetários e pelo mercado de capitais”.

O mercado financeiro tem como principal característica a transferência de recursos entre agentes econômicos superavitários e agentes deficitários. Porém, essa transferência de recursos expõe os agentes participantes a diversos riscos financeiros, dentre eles os principais estão englobados em quatro grupos de risco: risco de mercado, risco de crédito, risco operacional e risco legal.

4.2. Riscos

Os Riscos são incertezas que podem ocasionar perdas futuras em um investimento, ou seja, está relacionado com o que pode acontecer de errado em um investimento. “O conceito de risco pode ser entendido de diversas maneiras, dependendo do contexto da pessoa que está avaliando”. (ASSAF, 2011, p. 238). Os riscos são ligados a todas as ações praticadas em todas as áreas, Mellagi e Ishikawa (2007) confirmam que: o risco é algo que este ligado à atividade dos seres humanos. Em operações financeiras o risco sempre existiu, tanto nas operações consideradas simples, como em investimento de grande porte, em ambos os casos haverá riscos, e o seu grau evolui de acordo com o investimento.

Existem vários fatores que podem influenciar nos riscos, os externos, dentre eles a política, a economia e outros, e até mesmo os pessoais do investidor, que pode aumentar ou diminuir os riscos, por exemplo, a diminuição de receitas, capital transferido para outros investimentos. Para Assaf (2011) o risco financeiro está ligado diretamente á situação financeira de cada indivíduo. Pois risco é uma união de fatores internos com os fatores externos que pode interferir no investimento. Assaf (2011) afirma que o risco total de um investimento é definido pelo sistema ou conjunto que o cerca.

A medição do risco de um investimento é apontada através de mensuração utilizando-se de vários critérios, alcançando varias possibilidades, para Assaf (2011) a mensuração dos riscos e feita por meios de critério de probabilidades, que atribuir possibilidades, subjetivas e objetivas, a todas as condições que o investimento pode ser exercido, com isso se avalia o grau do risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com