TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Ciencias E Normas Tecnicas

Trabalho Escolar: Metodologia Ciencias E Normas Tecnicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

A questão dissertativa refere-se à elaboração de um problema de pesquisa. Leia com atenção o texto abaixo e responda como é solicitado:

No estudo realizado por Aglieri (2011, p. 9) sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsável no Brasil, destaca a existência de uma “disseminada insatisfação com os aspectos provocados pela gestão das organizações” o que tem motivado a necessidade de uma nova postura empresarial ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento.

Empresas atestadas como sustentáveis “devem contribuir para a manutenção da vida no planeta e assimilar a lógica da organização da natureza em suas atividades” (AGLIERI, 2011, p. 9). Destaca-se a necessidade de uma nova postura empresarial, ao que se refere à relação entre meio ambiente e desenvolvimento. Uma nova dinâmica econômica “de crescer sem destruir” é fundamental para a criação de modelos de gestão comprometidos com a responsabilidade socioambiental. Esse modelo deve objetivar o desenvolvimento sustentável com garantia da dignidade humana e sustentabilidade ecológica; a adoção de práticas de gestão que tornem as empresas percebidas como mais comprometidas com a sociedade.

Aglieri (2011) caracteriza seu estudo sobre as empresas envolvidas com a gestão socioambientalmente responsáveis no Brasil como descritivo e interdisciplinar. O caráter descritivo decorre de seu desejo de retratar as associações entre ferramentas de gestão para a sustentabilidade e os princípios ecológicos. Trata-se de uma perspectiva interdisciplinar de análise, apoiada em ferramentas de gestão (Administração) e nos princípios de sustentação da vida (Ecologia), cuja associação possibilita preservar a integridade da empresa e do planeta. As hipóteses levantadas são:

A existência de ferramentas de gestão para a sustentabilidade está positivamente associada à presença de princípios ecológicos nas empresas.

•Quanto maior o número de ferramentas de gestão a sustentabilidade presentes nas empresas, maior a evidência dos princípios ecológicos nas mesmas..

•Diferentes ferramentas de gestão para a sustentabilidade levam à assimilação de diferentes características ecológicas pelas empresas..

Referência bibliográfica

AGLIERI, Lilian Maia. A adoção de ferramentas de gestão para a sustentabilidade e a sua relação com os princípios ecológicos nas empresas. 2011. Tese (doutorado em Administração) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

De posse das hipóteses do trabalho, estabeleça um problema de pesquisa.

Processo

O texto elaborado deverá observar a adequação sintática e a correção gramatical, ser redigido de forma clara e objetiva. A ética do pesquisador e a valorização do método são aspectos importantes a serem considerados na resposta dessa questão. Outros aspectos ou informações podem ser acrescentados e desenvolvidos na resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com