TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia E Produção De Texto Cientifico

Artigos Científicos: Metodologia E Produção De Texto Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia e Produção de Texto Científico

Anteriormente à graduação, o aluno trabalha na construção de textos dissertativos-argumentativos, embasando-se no levantamento de uma tese e argumentos consistentes que defendem essa tese, além de utilizar mecanismos que justificam seu ponto de vista(exemplos, citações,...). Nesses textos o comprometimento é com a tese do autor e, de modo persuasivo, este deve ser objetivo e claro ao trabalhar com um dos pontos de vista de um determinado assunto, desconsiderando uma visão mais abrangente e imparcial que possa observar pontos de vista distintos de sua tese.

Já nos textos científicos, observa-se uma maior precisão em sua elaboração, cada referência do texto deve estar explicada de uma forma completa e consistente. É necessário redigir o texto científico com uma linguagem técnica sem coloquialismos e palavras rebuscadas, de maneira que todo tipo de leitor compreenda o assunto. A imparcialidade é imprescindível nesse tipo de texto, evitam-se os desvios que se evidenciam em textos não científicos, isso acaba sendo um grande obstáculo para o autor. Os temas são claros e possuem comprovações eficazes, são trabalhados e redigidos com uma ampla visão do autor, sem estar muito vinculado com o assunto e muito menos afastado dele, evitando a alienação e o isolamento.

Ao construir um texto científico, um dos obstáculos mais difíceis pode ser a imparcialidade. O comprometimento com a neutralidade muitas vezes entra em choque com a opinião do autor ou com seu envolvimento pessoal na questão, o que pode contribuir para uma pesquisa tendenciosa, inválida no âmbito de um texto científico. Além disso, a uniformidade também exige muito do autor, que deve ter muita organização ao tratar da proporção dos diversos temas de sua pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com