TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos Administracao Respostas

Artigo: Modelos Administracao Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 6

Leia atentamente o texto abaixo e depois responda a questão assinalando a alternativa que responde corretamente a questão proposta:

UPS: ONDE A EFICIÊNCIA É UMA OBSESSÂO

A empresa de transporte de encomendas UPS (United Parcel Service) afirma administrar o frete mais rápido do ramo de fretes e para isso desenvolveu, durante décadas, um modelo de eficiência empresarial, suando a camisa. Os três mil engenheiros industriais da companhia têm pesquisado o tempo gasto na rota de cada motorista e fixado padrões para cada entrega, parada e coleta. Eles registram cada segundo gasto em paradas em semáforos, trânsito, desvios, campainhas, calçadas, escadas e pausas para o cafezinho ou banheiro. Todas essas informações são depois introduzidas nos computadores da UPS para fornecer padrões de tempo detalhados para cada motorista, diariamente.

Para cumprir seu objetivo de coleta e entrega de 400 encomendas diárias, os motoristas devem seguir exatamente os procedimentos fixados pelos engenheiros. Quando se aproximam de um ponto de entrega, soltam seus cintos de segurança, tocam a buzina e desligam o motor. Em um movimento ininterrupto, puxam o freio de emergência e deixam o veículo engatado em primeira para estarem prontos para partir após suas entregas. Eles descem do caminhão com uma prancheta sob o braço direito, chaves na mão direita, e pacotes na mão esquerda. Depois de darem uma olhada para memorizar o endereço, caminham para a porta do cliente ao ritmo recomendado de um metro por segundo, e primeiro batem à porta para evitar perder alguns segundos procurando pela campainha. A papelada referente à entrega da mercadoria é preenchia na volta até o caminhão.

Essa obsessão com a eficiência tem compensado a companhia e seus funcionários. A UPS é uma das maiores empresas de transportes e é a líder nos Estados Unidos. Ela entrega 10 milhões de encomendas por dia e tem receitas anuais de 19,6 bilhões de dólares, ou duas vezes o valor das receitas de sua principal concorrente, a Federal Express. (Fonte: ROBBINS, Stephen P. Administração, Mudanças e Perspectivas, SP, Ed. Saraiva, 2000, pg. 49)

QUESTÃO: Assinale a alternativa que representa, respectivamente, decisões de nível estratégico (longo prazo) e operacional :

a.

Entregar 10 milhões de encomendas por ano e ter receitas anuais de 19,6 bilhões de dólares ;

b.

registrar cada segundo gasto em paradas em semáforos, trânsito, desvios, campainhas, calçadas, escadas e pausas para o cafezinho ou banheiro e fazer com que os motoristas sigam exatamente os procedimentos fixados pelos engenheiros

c.

Ser a empresa líder no setor de transporte nos Estados Unidos e ter receitas duas vezes maior que sua principal concorrente, a Federal Express .

d.

ser o frete mais rápido do ramo de fretes e 400 entregas diárias ;

e.

Nenhuma das alternativas anteriores.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

As organizações se estruturam em níveis com diferentes focos e campos de atuação. São níveis organizacionais:

a.

Nível das relações humanas e interpessoais, evidenciando isso no exercício de lidar e liderar pessoas; nível conceitual e decisório, compreendendo a complexidade organizacional e decidindo acertadamente.

b.

Nível das relações humanas e interpessoais, evidenciando isso no exercício de lidar e liderar pessoas; nível conceitual e decisório, compreendendo a complexidade organizacional e decidindo acertadamente; nível tático, que traduz os objetivos gerais dos administradores estratégicos em objetivos e/ou atividades mais específicas; e nível operacional, onde se situam os que supervisionam as atividades operacionais e estão diretamente envolvidos com pessoal não administrativo.

c.

Nível estratégico, que envolve a alta hierarquia e questões de longo prazo, ênfase em sobrevivência e crescimento; nível tático: traduz os objetivos gerais dos administradores estratégicos em objetivos e/ou atividades mais especificas; e nível operacional: são os que supervisionam as atividades operacionais e estão diretamente envolvidos com pessoal não administrativo.

d.

Nível das relações humanas e interpessoais, evidenciando isso no exercício de lidar e liderar pessoas; nível tático, que traduz os objetivos gerais dos administradores estratégicos em objetivos e/ou atividades mais específicos; e nível operacional, onde se situam os que supervisionam as atividades operacionais e estão diretamente envolvidos com pessoal não administrativo.

e.

Nível de Conhecimentos, que engloba saber e transmitir conhecimentos conceituais e técnicos; nível de Habilidades, que engloba o saber fazer; e nível Técnico, onde se aplica esses conhecimentos conceituais e técnicos.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Sobre os níveis decisórios podemos afirmar que:

I - São em número de cinco;

II - Nível estratégico envolve a alta hierarquia e questões de longo prazo, ênfase em sobrevivência e crescimento;

III - Nível tático traduz os objetivos gerais dos administradores estratégicos em objetivos e/ou atividades mais especificas;

IV - Nível operacional composto pelos que supervisionam as atividades operacionais e estão diretamente envolvidos com pessoal não administrativo;

V - Os níveis decisórios são muito claros em empresas de grande porte, mas em pequenas e médias empresas, os níveis frequentemente se sobrepõem e o mesmo administrador acumula funções e atua nos níveis estratégico, tático e operacional. São corretas:

a.

As afirmações I, II e III.

b.

As afirmações II, III, IV e V

c.

As afirmações I, III e V

d.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com