TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 11

Serviço Social

 

Monitoramento e Avaliação em Serviço Social

Profª Mª Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Serviço Social

A realidade do analfabetismo no Brasil.

                

Introdução

O objetivo do projeto é explicitar a relevante e eficaz utilização da metodologia de avaliação, uma vez que há cobrança por todos os setores de eficiência no Gasto do dinheiro público, discutir sobre as potencialidades e limitações do uso das informações estatísticas produzidas pelo IBGE.

Essa proposta de estruturação de sistemas de indicadores para a formulação e a avaliação de políticas e programas públicos é de grande importância, desde que se apoie em informações, como também em fontes na produção de dados.

Os procedimentos estratégicos são imprescindíveis pois as políticas públicas estão na agenda de todos os interessados em diferenciar o joio do trigo, como também saber dos registros dos órgãos públicos para a condução dos diagnósticos e monitoramento, avaliando os programas sociais no Brasil.

No âmbito do próprio programa das políticas públicas, torna-se viável realizar um processo desafiador para governos e pesquisadores, pois há a necessidade de conceitos e metodologias avaliativas. A medida que a sociedade evolui justifica-se uma maior transparência dessas atividades no sentido de conhecer e compreender as ações públicas.

Esse processo faz referências a todos os segmentos da sociedade e aos projetos educacionais, já que essa avaliação está inclusa no contexto dentro de programas e projetos educacionais e tem afinidades no que diz respeito a conteúdo, técnicas de coleta, análise dos dados e utilização dos resultados.

Destaca-se na avaliação de projetos educacionais uma atividade que comparando os dados, ao detectar falhas, permite a correção ou confirmação de um viés na conjuntura de vertentes dentro das atividades formativas.

As políticas de educação demandam uma agenda pautada na liberação de recursos, logo, exige uma metodologia que perceba o resultado do investimento, ampliaram-se e aprofundaram-se as análises de eficiências e mensurações de ganho na aprendizagem. Em meados de 1970 o Brasil estava na construção de prédios escolares e com garantia de aquisição de equipamentos mínimos, não se avaliava informações sobre a avaliação da comunidade sem escola, nem sobre a oferta de vagas.

Existem componentes e ações operacionais em termos de eficiência e eficácia no uso de recursos em cumprimento das metas e efetividades a serem atingidas nos desdobramentos mais abrangentes, estes são gerados em outro âmbito dos programas oficiais do governo e garantidos pela Constituição Federal de1988.

A efetividade dos desdobramentos diante das estatísticas públicas (produzidas pelo IBGE e outras instituições) reorganizam-se em formas de taxas, proporções, índices ou até valores absolutos, transformam-se em indicadores sociais, dessa forma são operacionalizadas pelas ações sendo viabilizados pelos dados estatísticos públicos.

A partir da definição desses objetivos pragmáticos busca-se então delinear no ciclo das diferentes avaliações públicas que se apresentam no contexto uma proposta de avaliação para subsidiar um sistema, para os referidos programas institucionais que necessitam das assistências das políticas públicas.

Sem dúvida com a Internet ampliam-se e aprofundam-se as análises com muita eficiência em busca das mensurações dos ganhos em aprendizagem, O Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1980 implementa, programa como EDURARAL e o MONHANGARA, com recursos do BIRD, com foco principal na avaliação dos impactos no próprio sistema de ensino.

                Esse estudo é uma reflexão sobre a eficácia, a eficiência e a metodologia que ao contrário dos fenômenos que ocorrem ainda em pleno século XXI sobre o analfabetismo no Brasil, é sobremaneira contestável ao cenário das políticas públicas de educação no país.

Conceito de Projetos Sociais

A democracia no país não tem sido acompanhada por uma distribuição justa da renda, ao contrário, o que se vê, é que os projetos sociais normalmente têm origem em percepções ou pressões de necessidades de mudanças, surgidas de diversos órgãos instituições públicas ou privadas.

No entanto, os projetos que se originam de sugestões das pessoas diretamente. Envolvidas, isto é, gestores, beneficiários, etc., essas pessoas agem no sentido de conquistar seus objetivos, favorecido pelas instituições, na esfera governamental estadual e municipal, deixando de lado as prioridades sociais.

Para eles é importante inserir nas ocupações institucionais, adquirem mais espaço nas discussões sociais e, portanto, acabam adquirindo maior influência junto aos poderes governamentais usufruindo em favor de seus próprios benefícios, dessa forma os programas para cada setor da sociedade.

Os programas traduzem os planos de governo, isto é, dentro de cada plano existem vários programas para cada setor da sociedade, no entanto, os programas, evidencia a estreita relação existente em cada etapa de execução.

A definição de alguns conceitos básicos é fundamental para a compressão da amostragem na pesquisa social. Quando um pesquisador seleciona uma pequena parte de uma população que pretende estudar. Logo necessita observar os procedimentos definidos pela teoria de amostragem

Essa postura implica considerar como método, também, os procedimentos específicos de coleta de dados. Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge o problema, que deve ser observado cuidadosamente, deduzem consequências que deverão ser testadas ou falseadas.  

A primeira fase de um projeto pode ser chamada de fase de identificação. Na fase da identificação, ocorre também o exame preliminar da viabilidade da ideia, que deve ser analisada, para a identificação do objeto de ação. É daí que parte inicialmente a identificação da oportunidade ou necessidade de intervenção para uma possível transformação.

O diagnóstico irá delinear a formulação das ações, atores envolvidos e objetivos de investigação. Contudo, o ideal é que o diagnóstico agregue um conjunto de atividades suficientes para conseguir as determinadas informações previstas facilitando o levantamento das informações de forma a se tornar mais precisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (309.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com