TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores e ferramentas de adesão e monitoramento de responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios

Por:   •  19/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

Indicadores e ferramentas de adesão e monitoramento de responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios

1 Explique a razão pela qual os indicadores de responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios são denominados de indutores?

Pois, pela busca das certificações conduz a empresa a pratica da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade. Hoje procura-se difundir empresas que tenham essas certificações, buscando levar ao consumidor essas informações, no intuito de que consumidores  mais críticos busquem  consumir de forma também mais conscientes. Se muitas vezes é impossível reduzir o consumo, torna-se um pouco menos preocupante saber que se consume um produto que na sua produção teve-se a preocupação em se diminuir o consumo de matéria prima ou diminuir os danos a natureza  e as gerações futuras. Na busca de obter algo que diferencie a empresa das demais cresce o numero de empresas buscando obter esses certificados tanto a nível nacional quanto internacional.  É conhecido a crescente procura por produtos e marcas que sejam certificados e que isso vem agregando valor a certas empresas.

2 Identifique qual a contribuição da ‘escrituração contábil’ na elaboração e apresentação dos Indutores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos Negócios?

Quando ela busca mensurar valor para seu ativo intangível, pois a prática da responsabilidade social vem agregando valor a esse ativo, esse começam a ser evidenciados num instrumento denominado Balanço Social, modelo IBASE.

 Observa-se a procura por produtos com certificação que muitas vezes agregam valor ao seu valor de mercado. Exemplo disso são os alimentos orgânicos, que se paga mais caro, em virtude de se saber que os malefícios ao meio ambiente e a saúde de quem consome e produz é infinitamente menor.  

O Balanced Scorecard  é um sistema que busca informar na sua amplitude a situação real da empresa para a gestão global da mesma, foi concebido sob quatro pilares:  a perspectiva financeira mede o retorno sobre o

investimento e o valor econômico agregado; a do cliente avalia a satisfação,

retenção, participação de mercado e participação de conta; a interna mede a

qualidade, o tempo de resposta, o custo e o lançamento de novos produtos; e a

perspectiva do aprendizado e crescimento mede a satisfação dos funcionários e a

disponibilidade dos sistemas de informação.

3- Existe alguma relação direta entre a AA 1000 e a contabilidade? Explique.

Sim, A AA 1000 é um guia que define as melhores práticas para a prestação de contas das empresas, assegurando a qualidade da contabilidade , auditoria e relato social ético. Sendo um  instrumento de transparência e governança corporativa. Tem a  função de  garantir a qualidade das informações apresentadas nos relatórios, fornecendo mecanismos de avaliação e verificação de dados, principalmente para as informações não financeiras.



4- O que leva uma organização a adotar os padrões da ISO 26.000 se ela não é certificadora?

A ISO 26.000 tem como principal foco, auxiliar as organizações a contribuírem para o desenvolvimento sustentável, através de um conjunto de orientações nos níveis econômico, social, ambiental, jurídico e organizacional, com intuito complementar outros instrumentos e iniciativas relacionadas com a responsabilidade social.  Sendo assim ela contribui para corrigir distorções  na relação das empresas com a sociedade, nos aspectos social, ambiental e econômico. A empresa que opta por adotar os padrões da ISSO 26.000, busca nortear  suas tomadas de decisões para uma administração socialmente responsável. Sendo que adotar práticas sustentáveis é visto cada vez mais como um diferencial que agrega valor as organizações. Como também   retenção de bons profissionais, pois muitos funcionários preferem associar-se  as empresas que têm uma boa reputação, bem como fornecedores e compradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com