TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moral E ética

Artigos Científicos: Moral E ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

AS PECULIARIDADES DA MORAL E DA ÉTICA

Inicialmente, podemos definir Moral como o instrumento que irá nortear o conceito de “bom senso” de cada indivíduo, ou seja, é uma interpretação de cunho subjetivo, vez que o que poder ser “moral” (conduta correta) para uma determinada pessoa, temos que outro indivíduo pode fazer a interpretação de forma “imoral” (conduta incorreta), sobre o mesmo tema/questão.

Entendo que a atitude de ajudar ao próximo, “fazer o bem sem ver a quem”, agir com honestidade, ter humildade e respeito, por exemplo, podem ter valor para uns, enquanto, em contrapartida, sequer pode despertar o interesse de outros.

Um simples exemplo de moral é o fato de que o mesmo aperto de mão que você dá ou deu a uma pessoa bem sucedida, deverá ter a mesma empolgação e entusiasmo ao ser concedido uma pessoa que necessita de ajuda.

Já a Ética, em resumo, é ter um comportamento adequado no seu ambiente de trabalho, saber respeitar e viver em harmonia com os demais; procurar descobrir o que motiva cada indivíduo a agir de um determinado jeito e poder compreender.

Um simples exemplo de ética é saber trabalha em equipe ouvindo as opiniões dos colegas de trabalho e expondo suas opiniões para que juntos possam executar as tarefas da melhor maneira possível.

No contexto filosófico, a ética representa o caráter da pessoa, o jeito de agir, falar, pensar, atitudes do dia a dia e toda a conduta humana. Já a moral, representa a pessoa no seu lado religioso, cultural, seguindo suas regras no dia a dia, estando certo ou errado.

Baseado nas pesquisas e estudos para responder as questões anteriores, pode-se afirmar que a ética, considerando as relações humanas, está em nossas vidas o tempo todo e para tudo! Mas focando no mercado de trabalho, posso responder que a importância da ética na atual Sociedade Contemporânea, poder ter um pouco de cada coisa, entre elas, um bom caráter, saber julgas suas ações como moral e imoral, certo ou errado, saber se comportar dentro da sociedade, aprender e ensinar a melhor forma de agir.

Podemos concluir que a ética e a moral caminham juntas.

Como dizia o filosofo Sócrates “Só sei que nada sei”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com