TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos E Técnicas De Investigação

Pesquisas Acadêmicas: Métodos E Técnicas De Investigação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Métodos e Técnicas de Investigação

OS TRABALHOS ACADÉMICOS, TIPOLOGIA, NORMAS DE ESCRITA, ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO

Tipologia:

RELATÓRIO: No âmbito da «literatura cinzenta». Objectivo: comunicar resultados de uma investigação. Composto normalmente por um Sumário Executivo. Linguagem objectiva.

ENSAIO: De âmbito dissertativo. Objectivo: apresentar uma proposta.

Não tem como vocação dar resposta ou mostrar conhecimentos previamente programados para serem aprendidos. É um trabalho de proposta, não de resposta.

Existe liberdade e autonomia na escolha do próprio tema, e na constituição do principal problema, que desobrigam de certas normas mais formais e circunstanciais. As orientações do ensaio ficarão a dever o seu equilíbrio, rigor e conveniência às decisões autónomas do autor.

Deve ter originalidade, ideias relevantes e produtivas, evidência de boa compreensão das leituras feitas, curiosidade intelectual, argúcia, erudição necessária e pertinente, explicação da motivação pessoal, empenho em informar e ampliar conhecimento, apresentação clara do tópico central em demonstração, desenvolvimento de respostas a possíveis objecções bem como justificação das inferências menos claras ou esperadas.

Marcação com clara evidência afirmativa do ponto mais importante do ensaio

MONOGRAFIA: Escrito sobre um só tema específico e preciso, bem delimitado no tempo. Estrita unidade temática. Implica trabalho rigoroso de pesquisa.

Mais curta do que uma dissertação.

Deve delimitar o assunto, abordar apenas um único tema, esgotamento/tratamento intensivo do tema apresentado.

Estabelecimento de objectivos relacionados com a questão tratada, fundamentação e pesquisa teórica limitada ás contribuições mais ligadas ao assunto, demonstração de especialização, elaboração textual cuidada, discurso impessoal na 3ª pessoa e no uso voz passiva, redacção predominantemente no passado.

TESE: Estudo original, profundo e extenso. Acrescenta algo de novo. Tem carácter demonstrativo (tal como a dissertação). Pressupõe o conhecimento do que já existe. É um escrito especializado porque se dirige a um público especifico: a academia.

DISSERTAÇÃO: Escrito em que é efectuada demonstração através de cadeia estruturada de afirmações, assente numa reflexão geral, e apoiada numa argumentação ponderada e oportuna.

Texto dissertativo – Pleno domínio e fidelidade ao tema, poder de selecção orientado para pensamento próprio, coerente e original. Argumentação rigorosa e fundamentada, ausência de ambiguidade, clareza, precisão e fluência na organização sequencial do discurso, linguagem objectiva, denotativa, discurso impessoal,

Dissertação como desenvolvimento de tema – Pressupõe análise critica de tema e o desenvolvimento de um raciocínio logico, claro, coerente e objectivo.

Deve ter introdução (apresenta ideia principal a ser desenvolvida e ideia a ser desenvolvida), desenvolvimento (elementos fundadores da ideia principal, com argumentação, exemplos, indicação causas e consequências), conclusão (onde se retoma ideia principal, após fundamentação da mesma).

Dissertação de licenciatura ou mestrado – escrito que apresenta trabalho de investigação, abrangendo reflexão teórica, exposição elementos pesquisa, discussão resultados e conclusões. É um trabalho extenso, sob o formato de livro, sendo necessária atenção a alguns elementos facultativos ou obrigatórios: divisão em capítulos (introdução, métodos, materiais, resultados/discussão, conclusão), divisão coerente em secções ou subsecções, cuidada representação gráfica e correcção linguística. Inclusão de folha de guarda (folha em branco que protege inicio livro), folha rosto que repete elementos constantes da capa, colocação adequada de anexos e apêndices.

Atenção à diferenciação de novas fases de exposição, situações de inicio (perspectivação, localização, formulação) e de fecho (destaque, reunião, síntese, abertura de perspectivas).

PROJECTOS: Descrição das actividades a realizar. Fase de planeamento da investigação. Serve de orientação aos autores.

Objecto, objectivos, justificação, metodologia, cronograma, bibliografia.

RECENSÃO: Resulta da leitura crítica de uma obra. Avalia o conteúdo, a forma, a linguagem, o estilo, a apresentação.

Partes: introdução, descrição e crítica.

Também chamada recensão critica, faz recenseamento, regista existência de dada publicação.

Faz dela uma leitura sucinta, marcada pelo ponto vista de quem recenseia. Pode ser desde cientifica a literária. É um texto curto, com uma estrutura coerente e articulada Parte dos aspectos mais gerais e objectivos para os mais específicos, e susceptiveis de problematização, com uma abordagem opinativa.

Deve identificar inicialmente objecto recensão (autor, titulo, editora, lugar e data edição), caracterização obra recenseada quanto ao género e tipologia, descrição rigorosa e neutral do assunto, distinção de aspectos essenciais e acessórios, e momentos fortes e frouxos. Análise critica fundamentada, através de referências e citações. Posteriormente, deve-se exprimir concordâncias e discordâncias, e assinalar abertura de novos pontos de abordagem.

Deve ter uma sequencialização textual contínua, sem divisões, integrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com