TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades Educativas

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

Índice

1.

Introdução        1

1.1.        Objectivos        1

1.1.1.        Geral        1

1.1.2.        Específicos        1

2.        Metodologia adoptada        2

3.        Deficiência mental        3

3.1.        Conceito        3

3.2.        Características        3

3.3.        Causas da deficiência intelectual        4

3.3.1.        Factores Genéticos        4

3.3.2.        Factores Extrínsecos        4

3.3.3.        Factores Perinatais e neonatais        5

3.3.4.        Factores Pós-Natais        5

3.4.        Estratégias pedagógicas a adoptar        5

4.        Distrofia muscular        7

4.1.        Conceito        7

4.2.        Características        7

4.3.        Causas da distrofia muscular        7

4.4.        Estratégias pedagógicas a adoptar        8

5.        Semelhança entre as necessidades        9

6.        Conclusão        10

7.        Referências bibliográficas        11


Introdução

O presente trabalho surge no âmbito do módulo de Necessidades Educativas Especiais e é fruto de uma pesquisa bibliográfica que teve como pano de fundo Deficiência Mental e Distrofia Muscular.

E teve-se em consideração que a deficiência é toda perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica que gere incapacidade para o desempenho de actividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

O trabalho abaixo ilustrado é de grande importância académica, visto que este irá nutrir os estudantes de conhecimentos teóricos sobre as necessidades educativas permanentes relativamente a deficiência mental e a distrofia muscular.

Neste trabalho procurou-se apontar os aspectos que foram identificados como os mais relevantes da deficiência mental e distrofia muscular. Assim, o trabalho apresenta três capítulos e quatro subtítulos. O capítulo versa sobre a deficiência mental, onde, em poucas palavras, são definidos os conceitos deficiência mental; o segundo capítulo versa sobre a distrofia muscula; e no terceiro capítulo são abordados as semelhanças entre as necessidades No primeiro subtítulo são abordados os conceitos de deficiência mental e distrofia muscular; no segundo subtítulo versa sobre as características da deficiência mental e distrofia muscular; no terceiro subtítulo são abordados as causas da deficiência mental e distrofia muscular; no quarto subcapítulo são abordados as estratégias pedagogias a adoptar para a deficiência mental e distrofia muscular. E, por último, está a conclusão, que culmina com as considerações finais sobre o tema.

  1. Objectivos

  1. Geral

O presente trabalho tem como objectivo geral compreender, a deficiência mental e distrofia muscular.

  1. Específicos

  • Conceituar a deficiência mental e distrofia muscular;
  • Descrever as características da deficiência mental e distrofia muscular;
  • Identificar as causas da deficiência mental e distrofia muscular;
  • Demostrar as estratégias pedagógicas a adoptar para a deficiência mental e distrofia muscular.

  1. Metodologia adoptada

Para a realização do presente trabalho, baseou-se na pesquisa bibliográfica, com material didáctico, e científico publicado na área de Necessidades Educativas Especiais, que tem em vista uma definição clara de conceitos a serem utilizados, bem como os aspectos a serem estudados com maior profundidade, com objectivo de enriquecer o conhecimento técnico relativamente na questão de deficiência mental e distrofia muscular.


  1. Deficiência mental

  1. Conceito

A deficiência mental é uma redução da capacidade intelectual, abaixo dos padrões que são considerados normais para a idade da criança. A pessoa com deficiência na maioria das vezes apresenta dificuldades para aprender, entender, se comunicar, realizar tarefas cotidianas e interagir com o meio em que vivem.

Não se deve confundir deficiência mental com doença mental, a pessoa com deficiência mental pode tomar decisões sobre sua vida e está ciente de tudo o que a cerca, o doente mental tem seu discernimento comprometido, a doença interfere no comportamento das pessoas, pois lesam outras áreas celebrais, como a concentração e o humor como as pessoas com esquizofrenias, transtornos obsessivos compulsivos, transtorno bipolar, entre outros.

Na deficiência mental, o desenvolvimento das pessoas é limitado e na doença mental, as funções existem, mas estão comprometidas por condições psíquicas anormais.

Quem pode ser considerado deficiente mental?

Deficiente mental, são todas as pessoas que tenham um QI abaixo de 70 e cujos sintomas tenham aparecido antes dos dezoito anos considera-se que têm deficiência mental.

 Segundo a vertente pedagógica, o deficiente mental será o indivíduo que tem uma maior ou menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptações curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino.

  1. Características

Actualmente, segundo a Associação da Deficiência Mental/ AAMD (1992), essa deficiência:

 (…) Caracteriza-se por registar um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do individuo em responder adequadamente as demandas da sociedade, nos seguintes aspectos: comunicação, cuidados pessoais, habilidades socias, desempenho na família e comunidade, independência na locomoção, saúde e segurança, desempenho escolar, lazer e trabalho (1994, p.15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (294.8 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com