TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos de Necessidades Educativas Especiais

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 4

CASO I

Tiago Gonçalves é um menino de 5 anos e 8 meses de idade, aos 3 anos e 9 meses de idade, quando a sua mãe fala-se para ele, aproximava-se cada vez mais para poder ouvir o que a sua mãe falava. Suspeitando que provavelmente seja os problemas auditivos, a sua mãe resolveu ir ao Audiometrista para apurar o Diagnostico. Feitos os exames, foi possível concluir que esta criança tem uma perda de audição leve com limiar ao deometrico de 25 a 30Db.

  1. Que implicações escolares ou no desenvolvimento esta perda auditiva pode acarretar na criança tendo em conta o limiar Audiometrico?

R) Implicações escolares ou no desenvolvimento esta perda auditiva pode acarretar na criança tendo em conta o limiar Audiometrico são:

- Apresentam problemas de dificuldade de linguagem, dificuldade de leitura e distúrbios comportamentais; e dificuldade na adequada percepção dos consoantes;

- Quando se considera o nível de ruído presente no ambiente e a distância existente entre o falante e o ouvinte, esta criança pode perder de 25 a 40% do sinal da fala;

- A perda de audição leve com limiar Audiometrico de 25 a 30 dB faz com que alguns sons da fala e consoantes sonoras não sejam percebidas. Geralmente, crianças com esta perda apresentam disfunção de aprendizado auditivo, retardo leve de linguagem e da fala, e falta de atenção

  1. Que medidas faria para superar esses problemas por si mencionados na alínea anterior?

R) As medidas para superar esses problemas são:

- No sentido de superar estes problemas das crianças com perda auditiva leve com limiar Audiometrico de 25 a 30Db, devemos facilitar a compreensão da fala, pela proximidade do falante (local preferencial na sala de aula) e emprego de tecnologia auxiliar, como o uso de aparelhos auditivos individuais ou equipamentos de frequência modulada.

CASO II

Mónica, menina de 6 anos e 9 meses de idade, veio aos serviços de assistência Educativa as crianças com N.E.E na companhia da sua mãe com a finalidade de que seja submetida a uma avaliação psico-pedagógica e lhe seja proporcionada orientação sobre a sua possível instrução mais ou menos apropriada de acordo com o seu nível de inteligência. O resultado da exploração psico-pedagógica sobre a avaliação do desenvolvimento intelectual indica um grave atraso com relação aos padrões evolutivos. No entanto, não parece conveniente precisar, no momento actual, o de atraso, já que certas circunstâncias (idade, dificuldades da criança etc.) impedem a confiabilidade de aceitar.

  1. Mencione 6 Dimensões que comprometem na capacidade adaptativa do indivíduo com deficiência Mental ligeira ou Moderada?

R) 6 Dimensões que comprometem na capacidade adaptativa do indivíduo com deficiência Mental ligeira ou Moderada são: 1º Comunicacao; 2º Desenvolvimento de Linguagem; 3º Desenvolvimento Cognitivo; 4º Habilidades de Relacionamento Social; 5º Habilidades Academicas e 6º .

  1. Mencione 3 características manifestadas nas crianças com deficiência mental em cada uma das seguintes áreas: Desenvolvimento Cognitivo, Desenvolvimento de Linguagem e Desenvolvimento Sócio - Emocional?

Desenvolvimento

Cognitivo

Desenvolvimento de Linguagem

Desenvolvimento Sócio - Emocional

-Apresenta alterações de memória visual e auditiva;

-Uma maneira diferente de pensar, ocasionando graves dificuldades de relacionamento

-Fica desmotivada e com a sua auto-estima abalada.

-Articulação das Palavras e Letras com dificuldades;

-Omitem algumas Palavras;

-Trocam as letras por um tempo maior que o normal (fica parecendo estar em camera Lenta)

-Desenvolvem maior expectativas ao fracasso;

-Emocionalmente Alguns dias fica bem outros não;

-Sente frustração ocasionando intensa excitação e intensa raiva (não atinge Objectivos)

CASO III

César é um menino de 11 anos de idade que parece estar mal-humorada e zangado a maior parte do tempo. Raramente é visto a sorrir e tem frequentes explosões impressionantes de temperamento. Em situações de frustrações, as vezes explode e ataca a pessoa mais próxima com tanta raiva, ate que as outras crianças passam a evitá-lo e muitas vezes hesitam em interagir com ele. Segundo o seu irmão mais velho diz que tem crueldade com os animais e diz que ele tortura e mata gatos e cachorros. A sua linguagem é irreverente e sabe-se que mesmo quando bem pequeno desafiava os professores. César é uma ameaça ao somente para os seus colegas mas também para a imagem de competências de seus professores. César pertence a um lar, onde o Pai é ausente e sua mãe de certo modo desorganizada parece ter desistido a muito tempo de controlá-lo. Seu desempenho escolar, esta entre duas ou três classes abaixo da sua classe escolar, e sua indisposição e hostilidade em acertar correcção ou ajuda leva seus professores ao desespero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com