TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nelson Rodrigues dos Santos Sobre alguns sucessos no cenário do United Health System no Brasil por 25 anos de construção.

Resenha: Nelson Rodrigues dos Santos Sobre alguns sucessos no cenário do United Health System no Brasil por 25 anos de construção.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

O SUS (sistema único de saúde) é obrigação legal há 22 anos. SUS começou na prática nos anos 70, com movimentos sociais e políticos contra a ditadura. Com esse movimento de liberdade fortaleceu a bandeira da Reforma Sanitária.

No artigo Nelson Rodrigues dos Santos, o escritor informa alguns dos avanços no cenário do sistema Único de Saúde no Brasil, em seus 25 anos de construção.

Termina com uma proposta de possíveis ideias para solucionar as dificuldades enfrentadas na saúde no Brasil, a serem realizados mediante esforços e avanços das forças sociais e políticas mais conscientes e mobilizadas para as conquistas na saúde. Da necessidade de se equacionar o sub financiamento atual do SUS, Aumento de investimentos na oferta de serviços e equipamentos do SUS, sobretudo nas regiões mais pobres do Brasil.

Parar o processo de privatização impulsionado nos três entes da federação incluindo a iniciativa do Governo Federal.

Verificar as isenções fiscais e subsídios aos planos privados de saúde.

Abertura da Lei da Responsabilidade Fiscal para setores, como a saúde, nos quais os gastos estão concentrados em pessoal.

Reforma administrativa da estrutura estatal gerenciadora da prestação de serviços, com descentralização e autonomia gerencial, orçamentária e financeira às unidades públicas, e consequente elevação da eficiência, do controle público e controle social.

Incentivo à formação e educação permanente dos profissionais de saúde, com perfis e capacitações vinculados às necessidades e direitos da população e compromissos do sistema público. Melhores salários e valorização dos profissionais saúde publica.

Deficiência do artigo que identificado foi sobre saúde privada, deveria explicar mais sobre como classe media usava saúde. Ponto forte é detalhe sobre criação do SUS explicativo e detalhista que envolveu ate sobre reforma agraria, onde a população acabava superlotando as cidades e virando um caos saúde. Ideias próximas é a reforma agraria, ou seja, mesmo sendo tema diferentes eles acabaram se encontrando e estão interligados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com