TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas maneira de enxergar e praticar a Liderança

Pesquisas Acadêmicas: Novas maneira de enxergar e praticar a Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

DUAS PREMISSAS ORIENTAM ESSA APRESENTAÇÃO

1ª - Não tenho a pretensão de apresentar informações que sejam totalmente desconhecidas de um público tão selecionado como este. Questionando as formas tradicionais de tratar a Liderança, acredito que poderei estar trazendo aspectos novos. Quero convidá-los para olharmos de maneira diferente, procurar ter "olhos novos" para um assunto bastante debatido e conhecido.

2ª - Não tenho e não conheço verdades e certezas. Convivo feliz como inúmeras dúvidas. Tenho convicções, acredito em muitas coisas, mas duvido da maioria das "verdades" que a vida quis me impor.

A verdade é uma doença infantil que não tenho a menor condição de contrair.

Em ciência social, não lidamos com a verdade, mas sim com aproximações de aplicabilidade limitada

O TEMA CENTRAL

Trata-se de tema que envolve três assuntos –Liderança, Empresa e País, complementares e interdependentes na medida em que, para se conseguir transformar o Brasil em um " Novo País" ; para se conseguir criar "Novas Empresas" que venham realmente atender as expectativas da sociedade, dos acionistas e dos colaboradores teremos que, necessariamente, contar com Lideranças diferenciadas, em termos de valores e crenças, das que estamos habituados a conviver nos últimos anos.

Liderança

O assunto Liderança é, a um só tempo, paradoxal, complexo, polêmico e apaixonante. É paradoxal porque estamos acostumados a atribuir um valor extremo a resposta única, definitiva. Achamos difícil ou impossível aceitar realidades ou soluções contraditórias.

Por isso, acredito que a primeira concepção que precisamos abolir de nossa estrutura mental é a tirania do " OU ", mencionada por James Collins em seu livro

" Feitas para Durar", como sendo um dos fatores de sucesso das empresas visionárias.

Exemplos da tirania do " OU ":

Você pode mudar OU ser estável

Você pode ser idealista (voltado para valores) OU pragmático (voltado para lucros)

Você pode ser líder OU servo

Você pode ser líder OU inocente.

Uma nova concepção de liderança requer a teoria da simultaneidade. Ao invés do "OU", passaremos a utilizar a proposição "E"

Objetivos além do lucro "E" Busca pragmática do lucro.

Metas audaciosas e assustadoras "E" Progresso evolutivo e incremental

Você pode ser Líder E SERVO

Você pode ser Líder E INOCENTE

Lembre-se: " O teste para uma inteligência brilhante é a capacidade de ter duas idéias opostas na mente e ainda assim ser capaz de funcionar"

F.Scott Fitzgeraldo.

MERGULHANDO NO PASSADO

O antropólogo Arthur Parker encontrou no passado a " liderança do próximo século"

O texto a seguir é de 1754, que consta da Constituição da Nação Iroquesa.

(Os líderes) serão mentores do povo até o fim dos tempos. A espessura de sua pele será de sete palmos, o que equivale a dizer que eles não deixaram entrar em si o ódio, as ações ofensivas e o espírito de crítica. Seus corações estarão cheios de paz e da boa vontade e sua mentes repletas de anseio pelo bem estar dos povos da confederação, Com absoluta paciência eles desempenharão suas funções e sua firmeza será temperada por uma ternura pelo povo. Nem a raiva nem a fúria farão morada em suas mentes, e todas as suas palavras e ações serão marcadas pela deliberada calma. Os líderes devem ser honestos em tudo...não devem jamais pensar em si mesmos...."

Com isso, fica cada vez mais verdadeira a tese que ouvi de Nélida Piñon;

" O Ser Humano não é um SER inaugural"

RETORNANDO AO PRESENTE

1º - Mudar a essência:

O conceito de liderança vem sendo redefinido várias vezes na história moderna. Muitas dessas redefinições só alcançaram um nível bastante superficial.

Tenho observado que existe um forte tendência de adaptar – maquiando apenas a forma e aparência --- sem alterar os princípios básicos, a essência, os valores e normas da Liderança.

2º - A mudança deve começar nas pessoas.

É bastante freqüente ouvir afirmações semelhantes as seguintes:

" Na teoria é bom, mas na prática as coisas são outras"

" Tudo bem, eu quero ser fiel aos meus princípios. Mas aqui trata-se de negócios. E as coisas são totalmente diferente"

" Preciso "pegá-los" antes que eles me peguem"

" Ora, eu sou um Gerente, e não um santo"

" Lugar de amar é em casa, lugar de disciplina e ordem é no trabalho.

Os princípios que muitas pessoas afirmar que "prezam" não se aplicam ao mundo dos negócios. Elas pensam – mas se iludem – que conseguem se dividir em dois, adotando uma filosofia no mundo do trabalho e outra no outro " mundo" de suas casa, com amigos.

Afirmam que se sempre agissem com honestidade, abertura, sinceridade e franqueza, seriam "engolidas vivas" pela concorrência, colegas, chefes, e subordinados.

Essa divisão ilusória, pode estar sendo resultado da falta de sentido que as pessoas encontram na vida moderna, em especial no trabalho.

Victor Frankl – em seu livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com