TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Meio Ambiente

Tese: Noções De Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

1. Descrição

O mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico, o aumento do consumo e exploração incontroláveis de produtos e recursos naturais e minerais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.

Para reverter essas situações, precisamos pensar na sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, educação, saúde, etc.

E se for exercida a Sustentabilidade Ambiental, proporcionara qualidade de vida, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras.

Para resolver esse problema, toda sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos ecologicamente corretas e com materiais que não agridem o meio ambiente. Automaticamente, esse fato influencia a economia, algumas empresas perderão muito dinheiro em nome da conservação ambiental.

Porém todos pagarão um preço pelo futuro do nosso planeta. O desenvolvimento sustentável não deve ser apenas econômico, é necessário planejar ações e programas (governamentais ou não) que levem em conta a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Sustentabilidade significa usufruir de recursos naturais e matérias com responsabilidade social, desenvolver produtos e fontes de energia renováveis (como o biodisel).

No caminho para a sustentabilidade, é importante observar e mudar atitudes em relação aos seguintes aspectos:

Ecologia: sabe usar conscientemente os recursos naturais do planeta.

Espacial: a má distribuição e o crescimento desordenado da população resultam em favelas e moradias de péssima qualidade. Conseqüentemente, cresce a violência, etc.

Economia: vincular - se a políticas públicas e privadas para destinação e administração corretas.

Sociedade: melhor a distribuição de renda, oferecendo mais empregos e diminuindo as diferenças sociais.

Cultura: fazer mudanças harmoniosas de cultura de acordo com a realidade em que se vive esse fato diminui as diferenças sociais, pois cada realidade possui seus próprios traços de cultura.

Promover a sustentabilidade não é fácil, pois cada mudança impõe seus obstáculos. E com a cultura materialista que a sociedade se encontra, esse desafio se torna mais complexo. Quando se trata das grandes cidades, se torna um problema quase sem solução. A população urbana é dependente do consumo desenfreado que a sociedade em geral impõe. Diminuir esse consumo e se conscientizar quanto a isso requer tempo e reflexão no seu dia-a-dia, em com o capitalismo a flor da pele, as pessoas não param para pensar. Por outro lado, em comunidades rurais esse problema fica mais fácil, pois as pessoas precisam aprender a melhorar sua qualidade de vida, fazendo uso correto da terra, aumentando suas produção sem agredir o meio ambiente.

E para desenvolver práticas agrícolas sustentáveis é necessário:

Fazer manutenção, por longo prazo, dos recursos naturais e da produtividade agrícola.

Satisfazer às necessidades humanas de alimento e renda.

Garantir o atendimento às necessidades sociais, das famílias e das comunidades rurais etc.

A agricultura sustentável tem apoio e recomendações de órgãos do governo como o INCRA e o FAQ.

Enfim, com as mudanças acontecendo na agricultura, consequentemente as empresas e depois a sociedade (consumidora) terão que se adequar às novas necessidades. Pois as necessidades de agora (se forem atendidas) garantirão o futuro do planeta.

2. Análise Crítica

As mudanças climáticas, apagões, racionamento de água e outros impactos são sinais de que o planeta não está agüentando as ações incontroláveis do homem em busca de poder e dinheiro.

A sociedade deve se conscientizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com