TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Números-Índice

Tese: Números-Índice. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

3.2 NÚMEROS ÍNDICES

É um coeficiente que expressa a variação relativa entre os valores de qualquer medida. Quando lidamos com grandezas simples (um único item ou variável), o índice é chamado de índice simples; por outro lado, quando pretendemos fazer comparações de um conjunto de produtos ou serviços, estamos lidando com o que é chamado índice sintético ou composto.

Os índices simples podem ser chamados de relativos de base fixa ou relativos de ligação.

Relativos de base-fixa - Neste caso um período é escolhido como referência, ou base, e todos os índices são computados em relação aos registros deste período específico. Usualmente no período base o índice recebe o valor 100. Os números índices simples podem ser de preço (quando calcula-se a razão entre o preço observado de um artigo em um período qualquer e o preço do mesmo artigo no período base), de quantidade (quando calcula-se a razão entre a quantidade observada de um artigo em um período qualquer e a quantidade no período base), e de valor (quando a razão é calculada pelo produto de preço e quantidade do artigo em um período qualquer e o produto de preço e quantidade do mesmo artigo no período base).

Relativos de ligação - É bastante comum nos depararmos com os Números Índices Relativos de Ligação, que sintetizam as variações econômicas entre dois períodos consecutivos. Quando o IBGE divulga o IPC - A de determinado mês é apresentada apenas a variação percentual em relação ao mês imediatamente anterior. Usualmente, conhecemos apenas as variações de um índice e não o próprio índice.

Índices composto - Os números índices compostos expressam variações no preço, quantidade ou valor de um grupo de itens. São chamados de agregados simples quando atribuem a mesma ponderação para todos os itens, desconsiderando a importância relativa de cada um. Já os índices agregados ponderados atribuem ponderações diferentes para os itens, o que pode permitir dar maior ênfase às variações em determinado item, sendo a forma mais utilizada. Os índices compostos mais utilizados são:

Índice de Laspeyres (época básica): ponderação é feita em função dos preços ou quantidades do período base. Podem ser calculados índices de preço e quantidade.

Índice de Paasche (época atual): ponderação é feita em função dos preços ou quantidades do período “atual”. Podem ser calculados índices de preço e quantidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com