TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conflito Norte- Sul

Artigo: O Conflito Norte- Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

O Conflito Norte- Sul

A divisão Norte-Sul, tem uma noção direta de Centro e Periferia e oficializou-se a separação política, econômica e social aumentando as desigualdades sócio-econômicas entre estes países. Desenvolvimento e subdesenvolvimento são conceitos que entraram em uso a partir do final da 2ª Guerra Mundial, que busca explicar o subdesenvolvimento do Sul ou da Periferia.

Países subdesenvolvidos industrializados ou não, emergentes, em desenvolvimento, são conceitos atribuídos aos do Sul ou da periferia, aos do Norte ou Centro apenas desenvolvidos.

NOVA ORDEM MUNDIAL- Termo usado a partir do final da década de 1980, quando ocorre a dissolução da União Soviética, queda do Muro de Berlim, fragmentação de outros países do Leste, e conseqüente final da guerra Fria.

O mundo apresenta uma nova faze do sistema econômico, na Geopolítica passamos para um mundo Multipolar, onde a nação impõe seu poder por critérios econômicos e políticos, não mais pelo poder Bélico como antes. O poder é medido pela capacidade econômica, volume de capitais, avanço tecnológico, nível e qualidade da produtividade. O Capitalismo se expande em escala mundial, novas tecnologias são implementadas e a globalização se instala.

Com a crise do mundo socialista, aumenta a oposição entre o Norte e o Sul. Isso, porque deixa de haver oconflito LESTE/OESTE, ou seja, entre o socialismo real e o capitalismo. As duas superpotências das últimas décadas tinham um poderio avassalador e nenhum conflito importante no plano mundial deixava de ter a participação direta ou indireta delas.

Nessa época, a oposição entre o Norte rico e o Sul pobre nunca transparecia claramente, porque estava sempre abafada pelo conflito LESTE/OESTE. O segundo mundo chegou a abranger cerca de 32% da população mundial no início dos anos 80, mas hoje ele praticamente não existe mais. Assim, colocando-se os antigos países socialistas mais pobres ou menos industrializados (China, Mongólia, Camboja, Vietnã, Cuba, etc.) no Sul subdesenvolvido, e os mais industrializados (Rússia, Hungria, Polônia, República Tcheca, etc.) no Norte, temos a oposição entre o Norte desenvolvido, com 23% da população mundial, e o Sul com 71% desse total demográfico. Esta é a principal oposição mundial dos anos 90.

A oposição entre o Norte e o Sul tem ainda, um outro motivo para se acentuar: as desigualdades internacionais,

que vêm aumentando desde os anos 80 e devem se agravar ainda mais até o início do século XX. O PNB dos ricos sempre tem aumentado, enquanto o de grande parte dos países pobres tem diminuído, especialmente na África. De forma resumida, podemos dizer que isso se deve ao seguinte: enquanto as economias mais avançadas estão atravessando a chamada Revolução técnico-científica, com substituição de força de trabalho desqualificada por máquinas, com a expansão da informática, etc., os países mais pobres só têm duas coisas a oferecer – matérias-primas e mão de obra barata -, e esses elementos perdem valor a cada dia. Somente os países com uma força de trabalho qualificada (resultado de um ótimo sistema educacional) e tecnologia avançada é que possuem condições ideais para o desenvolvimento.

Todos os países do Sul ou do terceiro mundo são economicamente dependentes dos países desenvolvidos. Tal dependência manifesta-se de três maneiras:

I. Endividamento externo – normalmente, todos os países subdesenvolvidos possuem vultosas dívidas para com grandes empresas financeiras internacionais.

II. Relações comerciais desfavoráveis – geralmente, os países subdesenvolvidos exportam produtos primários (não industrializados), como gêneros agrícolas e minérios. As importações, por sua vez, consistem basicamente de produtos manufaturados, material bélico e produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com