TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógico

Por:   •  17/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL –

CAMPUS DE CHAPECÓ- SC

Nayara Deisi Camargo

TEMÁTICA DA INVESTIGAÇÃO: : Trajetória Da Educação Catarinense: Proposta Curricular De Santa Catarina X Teoria Crítica Adorniana

TÍTULO DO PROJETO: Análise Sobre A Evolução da Educação De Santa Catarina Na Formação Do Discente Baseada na Teoria Crítica Adorniana.

ÁREA DE CONCENTRÇÃO: Educação

LINHA DE PESQUISA: Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógico

CHAPECÓ- SC 2019

  1. Resumo

O presente trabalho tem por objetivo defrontar analiticamente a Proposta Curricular Do Estado De Santa Catarina com a Teoria Crítica Adorniana de uma educação baseada na emancipação do sujeito. Em meio a esta questão serão versados os principais conceitos da filosofia de Adorno de modo a clarificar os fundamentos que os constituem, vinculando sua similitude com a educação e sua perspectiva política, sendo os instrumentos de reflexão, experiência formativa, indústria cultural e emancipação.

Palavras Chave: Emancipação. Proposta curricular. Sujeito. Teoria crítica.  

  1. Apresentação

A sociedade é descrita como um emaranhado de relações concretas de cunho cultural, político, moral e institucional que se estabelecem ao longo dos tempos e conectam os indivíduos dentro de um meio. O estudo destas relações possibilita compreender as formas de organização social nos mais variados espaços e tempos, entendimento que somente é possível pela análise de fatos históricos, políticos ou educacionais, concatenado conhecimento com base nas diferentes maneiras que a sociedade se desenvolve. Neste sentido a educação formal e não formal são edificadas social e historicamente revelando práticas educativas com vista a emancipação do sujeito.

Ao passo que a sociedade evolui e novos paradigmas se fazem presentes, é na escola que se delineia os sujeitos para atuarem neste novo contexto social. Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, é incontestável repensar a função social da escola, essencialmente no âmbito curricular e do ensino e aprendizagem.

O sistema educacional não é imparcial, está imensamente imbuído na lógica do status quo, e propõe-se a garantir a continuidade desta lógica, assim suas práticas pedagógicas alvejam à adaptação da condição social vigente. Contudo, evocando somente o momento adaptativo, no qual muitas se estagnam e o objetivo da emancipação não é atingido.  

Desta forma a educação em sua função política de não aceitação de valores egoístas, competitivos e consumistas, característicos da sociedade onde impera o capitalismo tardio, a escola torna-se instrumento para a cidadania na acepção de disponibilizar conhecimentos e valores que conduzem o indivíduo no transcurso de sua trajetória.

Aqui pode-se destacar o exposto na obra Educação e Emancipação de Theodor W. Adorno:

[...] concebo como sendo educação [...] não a assim chamada modelagem de seres humanos, porque não temos direito algum de modelar pessoas a partir do exterior, mas também não a mera transmissão de saber, cuja característica de coisa morta já foi mais do que destacada, e sim a produção de uma consciência verdadeira. Esta teria grande significado político; podemos dizer que sua ideia é politicamente impositiva. Isto é, uma democracia com o dever de não apenas funcionar, mas operar conforme seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva só pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem é emancipado.

Sendo assim, alicerçado no modelo político-educacional do Estado de Santa Catarina, pretende-se problematizar neste estudo, a emancipação do sujeito que embasa a formação cultural contemporânea confrontando-a com as contribuições filosóficas da Teoria Crítica de Theodor W. Adorno. Nesta perspectiva é relevante uma análise: Qual a relação entre a evolução da educação de Santa Catarina na formação do sujeito quando comparado a Teoria Adorniana?

  1. Justificativa

A Proposta Curricular Do Estado De Santa Catarina aponta que: [...] torna-se evidente a busca de uma formação que considere a emancipação, a autonomia e a liberdade como pressupostos para uma cidadania ativa e critica, que possibilite o desenvolvimento humano e a apropriação crítica do conhecimento e da cultura.

Desta forma, o presente projeto relaciona-se diretamente com a Linha de Pesquisa (Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógico), haja vista a refletir sobre a necessidade de uma formação integral emancipatória para nossos alunos no estado de Santa Catarina.

Contudo a instituição escolar concernente a uma sociedade onde impera o capitalismo tardio[1] que dissemina o padrão ideológico da semiformação e inviabiliza uma condição emancipatória. 

Neste contexto, o percurso formativo a ser contemplado na/pela escola, sustenta-se a volta de uma organização curricular que considere o desenvolvimento e as especificidades que integram a diversidade dos sujeitos envolvidos no processo educacional.

É crucial destacar um desacerto no entendimento da semiformação, ela não faz parte do caminho percorrido para a formação integral do ser, também não precede a formação cultural, contudo a inviabiliza na medida em que subverte o sujeito, por meio de ajustamento ao mundo, ou da forma como é inserido na conjuntura cultural, completamente alheio à realidade social.

A vista disso, é imprescindível que a práxis pedagógicas considerem a relevância do desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, favorecendo assim para o desenvolvimento do ser humano de forma omnilateral[2]. Desta forma, é necessário que os envolvidos no desenvolvimento dos projetos pedagógicos, ao incidirem sobre a organização do currículo escolar, planejem não só os conceitos a serem contemplados nos processos de ensino e educação, bem como os mecanismos para sua apropriação oportunizando o acesso ao direito à igualdade de condições e a permanência de todos os sujeitos na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com