TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contrato De Trabalho

Trabalho Universitário: O Contrato De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CENARIO EMPRESARIAL 4

2.1 – FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES 4

2.1.1 – ASPECTOS JURIDICOS DO EMPRESÁRIO 5

2.1.1.1 – A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS 6

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

É de suma importância o domínio dos números, ou seja, dos cálculos matemáticos para o bom desempenho do administrador de uma empresa, para que o mesmo possa interpretar de maneira correta o demonstrativo do balanço da empresa apresentado pelo contador. Assim como o administrador, o contador além do conhecimento de rotina de administração, deve ter domínio na matemática empresarial, financeira e contábil. Será ele que com os dados passados pela documentação da empresa junto com os acompanhamento dos fatos ocorridos na mesma que ira detalhar e contabilizar para que seja interpretado corretamente a real situação da empresa.

2 CENARIO EMPRESARIAL

Segundo os estudos sobre a historia da contabilidade no início o único objetivo dela era informar ao dono do negócio qual o lucro obtido numa empreitada comercial. Com o desenvolvimento do mercado e sociedade comercial, é que a contabilidade passou a ser considerada como um importante instrumento para a tomada de decisões administrativas. A área contábil nos dias atuais é essencial na maioria das empresas, possibilitando demonstrações de dados contábeis e sua divulgação adequada para esclarecimento da opinião publica. Como por exemplo: Os sindicatos usam os dados da folha de pagamento para saber a capacidade de pagamento de salário; o governo analisa pelos pagamentos de impostos; os credores analisam a probabilidade de pagamento de dívida; e claro os gerentes utilizam os dados contábeis para ajudar no processo decisório.

D'Áuria diz que: “A contabilidade trata-e de uma ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativos à administração econômica”. Pode se dizer, que o objeto da contabilidade é o patrimônio, e para controlá-lo, o contador faz registros de todas as transações que acontecem na entidade por meio de lançamentos contábeis, possibilitando posteriormente obter informações sobre a variação dos bens, direitos, obrigações, formação de lucro ou de prejuízo referente o período apurado.

Estes dados são essências por que o que esta em jogo é o patrimônio da empresa e servira para o gestor como fonte para a tomada de decisões. Com tudo, o contador deve trabalhar de maneira ágil, onde seus trabalhos devem ser em tempo hábil para serem usufruídos, o trabalho deve inspirar confiança e segurança aos usuários, as informações devem ser claras para que cada usuário mesmo com grais de conhecimentos diferentes possam identificar as informações.

2.1 – FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influenciá-las e serão por elas influenciados.

Ambiente externo são as forças que estão fora dos muros da empresa e que irão interferir na forma como ela irá se comportar perante o mercado. Alguns aspectos: econômicos, sociais, tecnológicas e ambientais, assim como entidades representadas pelo banco, fornecedores, clientes, sindicatos, governo e concorrentes.

Ambiente interno são todos os recursos internos da organização alocados em aspectos físicos, financeiros, humanos e tecnológicos que, embora tenham maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.

Ao administrador cabe obter recursos internos e administrá-los deforma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, e aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso. O gesto deve utilizar de ferramenta administrativas com o controle, um sistema eficaz que de certeza de que as atividades são completadas de maneira que conduzam aos objetivos da organização. O planejamento pode ser feito a estrutura de uma organização pode ser criada para facilitar eficientemente a realização dos objetivos, e os funcionários podem ser direcionados e motivados. O controle é o elo final na cadeia funcional de administração.

2.1.1 – ASPECTOS JURIDICOSDO EMPRESÁRIO

O direito administrativo é um conjunto de normas relacionadas a função administrativa do estado, ou seja, a ação do governo, a organização e a realização de serviços públicos destinados a satisfazer um interesse estatal.

A Constituição Federal, no art. 37, caput. Trata dos princípios inerentes a administração publica, sendo que alguns foram positivados de forma expressa e outros, de forma implícita ou tácita.

A administração publica direta e indireta de qualquer dos Poderes da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Outros se extraem: licitação, prescritibilidade dos ilícidos administrativos e da responsabilidade das pessoas jurídicas (inc.XXI e 1º a 6º).

O direito civil Passou a ser um dos ramos do direito privado, em razão de que regulamenta as relações entre os particulares, ou seja, aquelas em que o Estado não é parte direta. O direito civil sofreu recentemente uma serie de transformações, que podem ter como ponto de partida alguns princípios invocados pelos autores do então, Projeto Código Civil. Vejam alguns:

a) Maioridade – A maioridade civil ocorre aos 18 anos, e não mais aos 21. Não é necessária a autorização dos pais para celebrar nenhum tipo de contrato.

b) Emancipação – é possível aos 16 anos pela concessão do pai e da mãe. Pode ser feita também por um deles na ausência do outro. No antigo Código Civil anterior, a mãe apenas podia amancipar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com