TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO

Por:   •  6/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

1. DESENVOLVIMENTO

MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

1. INTRODUÇÃO

Se tratando de projetos, existe sempre a cobrança das evidências de conclusão de cada etapa afim de evitar problemas em auditoria e fiscalizações. Neste contexto, podem ocorrer muitas propostas de encobrimento de erros e falhas por trocas em vantagens. Estes erros, que nem sempre são verdadeiros, sendo muitas vezes fictícios, somete para ‘’maquiar’’ o que deveria ser correto no projeto e debitar na conta dos envolvidos o valor previamente acertado para execução deste acordo.

Na empresa Tecnosampa aconteceu algo similar descrito acima. O gerente de projetos Silvio Becker, se encontra em uma situação de conflito ético quando da execução de suas atividades laborais com projetos que são altamente lucrativos e que garantem a empregabilidade de seus 100 empregados aqui no Brasil em uma situação, porém conta com uma parte ‘’negra’’, onde evidências precisam ser mascaradas para poderem parecer licitas e continuarem a operacionalização das atividades.

A Tecnosampa tem um contrato bastante significativo com a cliente Alemã Steinadler, de onde vem boa parte dos lucros que matem a empresa Brasileira atualmente. Todavia, justamente este contrato seria aquele que são criadas falsas evidencias de execução de projetos para encobrir falhas, e esta tarefa já se tornou rotineira, gerando desconforto ao gerente Silvio, que sempre procurou executar os projetos da Steinadler corretamente, entretanto, nesta prestação de serviços em específico, o mesmo enfrentara diariamente uma angustia pessoal pois se sentia obrigado a executar atividades

Para a representação da Tecnosampa para produzir os projetos da Steinadler, foi selecionado o Gerente de Projetos Sr. Silvio, o qual tinha as formações necessárias para atuar juntos aos projetos solicitados pela a empresa alemã, além de conhecimentos básicos em alemão, e boa comunicação e afinidade com o cliente. Embora o seu alto conhecimento, Silvio sofreu algumas necessidades em sua relação com o Gerente de Projetos da Steinadler, o Sr. Oliveira, onde o mesmo não era claro ao realizar o contrato, ou a modificação de valores e prazos, que não poderiam ser alterados para não frustrar as expectativas da matriz alemã, porém dados e ambientes dos projetos foram relatados tardiamente o que resultou o seu retrabalho.

As duas empresas iniciaram o relacionamento profissional, primeiramente com o objetivo de a Steinadler obter a realização um sistema de controle de comissionamento de vendedores e canais de venda, e com a previsão de duração de quatro meses de execução. O sistema criado agradou muito, o que fez com que fosse incorporado às outras filiais ao redor do mundo.

Com o sucesso dos sistemas criados pela Tecnosampa a relação entre as duas empresas foi fortalecida e novos projetos surgiram, porém como no primeiro projeto os erros por parte do Sr. Oliveira persistiam em 2012, o que incomodava o Sr. Silvio e mesmo relatando as falhas, a diretoria da Tecnosampa instruiu-o que permitisse as falhas operacionais do gestor da Steinadler, pois ficaram animados com o seu aumento no faturamento. Porém com esses erros persistidos, surgiu o errou de furos de especificação em dois projetos – devido às falhas de Oliveira, de modo a ser realizada correção dos mesmos.

Em 2014 a Steinadler solicitou a execução de mais cinco projetos simultaneamente, o que representava metade do faturamento anual da empresa, mas os problemas de origens se repetiriam, e com isso Silvio resolveu relatar toda a situação ao presidente da Tecnosampa Sr. Nogueira, mesmo sendo repreendido por seu superior Ferreira, falando que já estava encontrando uma solução para resolver o problema, mas vendo que essa situação não se resolveria, Silvio relatou todos os problemas com a Steinadler ao presidente. Esse relato tornou numa enorme reunião onde foram discutidos todos os problemas, como as falhas sucessivas e a falta de transparência com o objetivo de solucionar esse problema definitivamente.

Os processos utilizados neste caso são os contratos e os escopos, pois são os documentos utilizados para informação de dados importantes, como valores, duração do projeto, forma de execução do projeto, entre outros. Pode se dizer que o sistema de informação aplicado na SGA é o Sistema de Informação Gerencial (SIG), pois Silvio seguiu as instruções direcionadas pela vice-presidência, mesmo se sentindo incomodado, pois sabia que as decisões tomadas prejudicariam a Tecnosampa, além de que essa situação se estabeleceu durante anos.

Devido aos erros realizados pelo Gerente de Projetos da Steinadler, Silvio realizava esboços para mudanças, mas infelizmente as mudanças eram mínimas, e ele considerava que esses esboços não estavam totalmente especificados para os seus redimensionamentos. A partir desse problema Silvio criou uma planilha de requisitos, para o registro de itens novos, mas os registros não refletiram mais verdadeiramente a realidade, e mais uma vez Silvio ficou descontente, porque agora ele era responsável por criação de registros falsos, para uma possível auditoria da matriz da Steinadler.

O Presidente da Tecnosampa ficou muito transtornado com essa situação, pois eram os mesmos problemas durantes anos em que os mesmos nunca foram relatados a ele. Os vice-presidentes mesmo tendo conhecimento destes erros, preferiam mantê-los em “baixo do tapete”, já que a Steinadler era um de seus maiores clientes, e a questão financeira os agrava muito, e a correção dos problemas ia arrecadar certo prejuízo, enquanto Silvio se preocupava muito com esta situação, principalmente na execução desses projetos, aliás era sua carreira que estava em risco, após o problema ser solucionado, Silvio se sentia abalado ainda com a situação, porém aliviado com a sua resolução. Já no lado da empresa alemã, Oliveira, tinha uma vasta experiência como analista programador, porém não sabia agir e tomar decisões sobre pressão, e isso em tese foi o causador do problema, já que ele sempre tinha a intenção de manter a situações dos projetos “de baixo dos panos” em relação à matriz Alemã.

3. EMPREENDEDORISMO

O Protagonista: Silvio era o líder mais adequado disponível no quadro de colaboradores, sua área de atuação sempre foi desenvolvimento de sistemas de informação, programador, analista de sistemas, coordenador e posteriormente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com