TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Fundamentos do Serviço Social

Por:   •  30/9/2018  •  Resenha  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

     UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

Departamento de Fundamentos do Serviço Social

Disciplina: Serviço Social II - 2018-2 - Noturno

Docente: Luis Acosta: luiseduacosta@gmail.com

Monitora: Priscila Moreira: priscilamoreiraa@gmail.com

https://104.198.20.194

Estudo dirigido

Priscila Moreira

1) Caracterize a situação de “Guerra Fria”. Quando começou e finalizou? Como se

manifestou na “periferia” do capitalismo?

 A Guerra Fria foi uma situação de disputa ideológica e política que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, no final da década de 1940, entre a União Soviética e EUA. Apesar da coalizão dda época contra os regimes nazistas e fascistas ( Alemanha, Itália e Japão), e mesmo saírem vitoriosas no mesmo campo, o conflito entre as duas potências se estendeu por longos anos. Isto porque os EUA temiam que houvesse expansão do regime socialista através do desenvolvimento armamentista da URSS, declarando então estado de guerra.

O termo Guerra Fria foi utilizado porque, embora tenha existido um nítido conflito, não houve enfrentamento armado direto entre si. Houveram guerras no Oriente Médio que tiveram apoio dessas duas grandes forças como oponentes, mas sempre de modo indireto. Dentro da periferia do capitalismo, ela se manifestou por meio da corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos nos territórios dos EUA, da URSS e dos países aliados. A ideia é que a paz seria mantida enquanto houvesse equilíbrio bélico entre as duas potências, porque assim, o inimigo evitaria o ataque.

Os países capitalistas periféricos foram pressionados a posicionar-se contra ou a favor dos EUA e do seu projeto ideológico que vinha sendo implementado, ainda na primeira metade do século XX, principalmente após as revoluções socialistas na China (1947) e em Cuba (1959).

A Guerra Fria tem seu fim em 1989, quando houve a queda do Muro de Berlim que havia dividido a Alemanha entre Ocidental ( Capitalista) e Oriental ( Socialista) desde a Segunda Guerra. Além deste importante episódio histórico, houve posteriormente a desarticulação da União Soviética, em 1992, se fragmentando em diversos países.

2) Mencione algumas das guerras que aconteceram na periferia do capitalismo no quadroda guerra fria. Desenvolva brevemente.

Coréia:  se deu entre os anos 1951 e 1953 e foi um conflito armado de grandes proporções. Após a revolução maoísta na China, a Coréia sofreu pressão para adotar o regime socialista no seu território.  No entanto houve uma guerra civil entre o norte do país que se aproximava da ideologia socialista (muito influenciado pela revolução comunista na China) e o sul que era declaradamente capitalista (apoiado pelos EUA). O conflito armado terminou com a divisão do país, sendo a Coreia do Norte socialista e a Coreia do Sul capitalista e, apesar do fim do conflito armado, os dois países nunca selaram um acordo de paz.

              Argélia: A Guerra de Independência Argelina, também conhecida como Revolução Argelina ou Guerra da Argélia foi um movimento de libertação nacional da Argélia do domínio francês, que tomou curso entre 1954 e 1962. Foi um importante marco histórico das lutas nacionalistas pela descolonização, principalmente por conseguir reunir os dois principais partidos FNL (Frente Nacional de Libertação) e MNA (Movimento Nacional Argelino).Além do apoio dos países socialistas, a internacionalização da chamada “Questão Argelina” refletiu-se em sua inclusão na agenda da Assembleia Geral da ONU desde o começo dos combates,diversos intelectuais e combatentes que integraram a FLN inspiraram outros movimentos de libertação nacional pelos países da África, fortalecendo e expandindo o movimento negro no território.

Vietnã: Na década de 1950, o Vietnã vivenciou uma guerra de caráter nacional buscando sua independência. Após a conquista da independência, assim como ocorreu na Guerra da Coreia, houve uma disputa ideológica entre o norte e sul para definir quais seriam as perspectivas políticas do país, culminando na guerra civil. Ao longo de uma década  (1965-1975) o conflito armado se manteve no país tendo ao norte guerrilheiros camponeses defendendo o projeto socialista de sociedade e, por outro lado, no sul havia soldados norte-americanos defendendo os interesses capitalistas . Seu fim se deu em 1973 quando os EUA se retiram da guerra e um ano depois ela tem seu fim com a derrota dos EUA.

3) Caracterize o Plano Marshall? Quais foram os resultados a serem destacados.

Plano Mashall teve duas grandes implicações: A instauração da idéia do Perigo Vermelho e da logica Keynesiana. O plano teve como norte a recondução da Europa depois da segunda Guerra idealizado e implementado pelos EUA a fim de evitar a expansão do comunismo (perigo vermelho) e tinha como objetivo maior expandir industrialmente os EUA em direção a Europa. As empresas Americanas necessitavam crescer e o plano visava o investimento no pólo industrial Europeu grandemente afetado pelo fim da guerra. O resultado desse plano foi a implementação do Estado de bem Estar Social e o ciclo de desenvolvimento do capitalismo (os 30 anos de ouro do Capitalismo) que fez com que as empresas se expandissem mais ainda.

4) Quando finalizou a Segunda Guerra Mundial começou mais um processo de

reestruturação do capitalismo em escala mundial. Que evento marca este processo? Quais foram as políticas e instituições criadas a partir desse momento?

A Conferência de Bretton Woods (que  que foi o encontro entre os 45 países aliados onde foram firmados os acordos que guiariam a economia mundial após o fim da Segunda Grande Guerra em 1944. O sistema financeiro que ficou acordado no pós-guerra seria comandado pelos Estados Unidos. Depois se muito tempo, os EUA passaram a controlar as finanças do mundo, que passaram a maior parte da história sob controle dos europeus.

O dólar se tornou a principal moeda nas transações financeiras globais e referência para as moedas das outras 44 nações que faziam parte do acordo de Bretton Woods. Além disso, foram criadas as instituições financeiras mundiais, que tem o dever de sustentar o modelo: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O FMI funciona como uma reserva financeira dos países, que buscam injeção de capitais na economia. O Banco Mundial é uma espécie de agência de crédito dos países capitalistas, fornecendo dinheiro para projetos de desenvolvimento em todo o planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (461.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com