TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dicionário Antropológico

Por:   •  30/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO FINAL

Introdução à Antropologia – Turma A

1- Antropologia

Antropologia seria o estudo do ser humano em todos os seus aspectos e dimensões. Entre esses aspectos serial objeto da antropologia o estudo do campo social, cultural, biológicos e todas suas formas de expressão na construção de dada sociedade, dando ênfase no estuda da diversidade, ou seja, os mais diversos modos de vida humana de diferentes grupos étnicos, religiosos.

2- Cultura e diversidade cultural

Podemos definir cultura como todas as marcas e produtos que dada sociedade deixa e produz, como linguagem, costumes, religião, regras, leis morais, formais, etc. Já diversidade cultural seria o reconhecimento que existem diversas manifestações culturais no mundo ou em um mesmo território, ocorrendo, assim, a alteridade.

3- Etnocentrismo

Seria observar a alteridade a partir de perspectivas e proposições de uma cultura de referência, que geralmente é a do observador, e pensar de modo que a sua própria sociedade seria o padrão de todas as possíveis sociedade existentes na humanidade.

4- Relativismo cultural

  • levar em consideração outras culturas e tentar decodifica-las utilizando-se dos códigos internos dela mesma, distanciando-se dos próprios preconceitos e valores sociais advindos de sua cultura de origem para, assim, conseguir compreender a lógica cultural daquela que é se tem relação de alteridade.

5- Trabalho de campo e fazer etnográfico

O "Trabalho de campo" é uma técnica de pesquisa comumente utilizada nas ciências sociais, especialmente na antropologia, que exige que o pesquisador seja exposto diretamente a situações, cenários, fenômenos, práticas, pessoas, grupos e sociedades que se almeja estudar e analisar. Normalmente é utilizado um método para se fazer toda essa investigação e assim, ter rigor científico.

6- Colonização

A colonização é o processo pelo qual os humanos colonizam novos territórios no planeta. Uma colonização pode ter o objetivo de colonização ou extração de recursos com fins econômicos. A colonização nos tempos modernos começou no final do século XIV, com o desenvolvimento econômico dos países, principalmente os europeus e depois também os

asiáticos. Muitas vezes nesse processo ocorria vários fenômenos antropológicos, como o relacionamento com a alteridade, as visões etnocêntricas e eurocêntricas.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

Os índios no Brasil hoje têm uma longa história, começando a se diferenciar dos povos do ocidente ainda na chamada era Pré -histórica vindo de fluxos migratórios da Ásia ; as histórias dos povos indígenas e de "nós" começa com a chegada dos portugueses em território americano.

Como qualquer povo, os povos indígenas possuem culturas que são fruto da história das relações estabelecidas entre os próprios povos e entre eles e seu meio ambiente; uma história que, no seu caso, foi completamente alterada pela realidade colonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com