TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) Ciclo de Aprendizagem 3 (Portfólio 3)

Por:   •  5/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.923 Palavras (24 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

ELISANA GOMES DE PAIVA OLIVEIRA - 81930

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA –

A formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio)

 Ciclo de Aprendizagem 3 (Portfólio 3)

PONTA GROSSA - PR

2023

1. Introdução:

        O   presente   projeto   de   prática   em   geografia   tem   como   objetivo   investigar e analisar as experiências   de   dois   professores   em   sala   de   aula, assim   como   os   desafios   encontrados   por eles.   Além   disso, também   será   abordada   a   importância   da   formação   continuada   na   área, visando   a melhoria   e o crescimento dentro da prática pedagógica.   Através   de   entrevistas com   os   professores, busca-se   compreender   as dificuldades e agruras vivenciadas   por   eles   no   cotidiano escolar, assim   como   as   estratégias   utilizadas   para   superá-las.   Dessa   forma, espera-se contribuir   para   uma   reflexão   sobre   a   atuação   do   professor   de   geografia   e   a   importância da formação continuada para a sua prática docente.

2. Objetivos do Estágio/ Prática - formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) (Ciclo 3):

  • Ler e estudar os conhecimentos propostos no Ciclo de Aprendizagem 3, de acordo com o período estabelecido no Plano de Ensino.
  • Aplicar o questionário a dois professores (anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio), à luz dos estudos realizados no ciclo 3, a respeito da formação inicial e continuada dos professores
  • Compreender a importância da formação inicial e continuada do professor, bem como o indispensável compromisso docente com a sua formação permanente.

3. Fundamentação Teórica do Ciclo 3:

        As políticas sociais, especificamente sobre política educacional, subintendi ser a  resposta do governo e do Estado diante das condições de acesso, permanência e qualidade da  educação nacional. A política educacional deve garantir os princípios da Republica estabelecidos no Século X X para uma sociedade democrática: laicidade, gratuidade, igualdade de oportunidades e de qualidade. A Constituição Federal de 1988 é a legislação fundante e fundamental da política educacional. Ela representa a educação como direito de todos, de ver do Estado e da família. A educação no Art. 205 representa mecanismo de desenvolvimento, tanto do indivíduo como da própria sociedade, em relação à cidadania e ao trabalho. Garantir o seu cumprimento é, também, uma função de todos nós.

        No Brasil temos o Plano Nacional de Educação (PNE) que é um instrumento legal de planejamento que estabelece metas e  diretrizes  para  a  educação  no  Brasil  em  um  período  de  10 anos. Esse Plano é  um  importante  instrumento  para  orientar  políticas  públicas  na  área  da educação,  pois  define  metas  e  estratégias  para  garantir  o  acesso,  a permanência,  a  qualidade  e  a  equidade  na  oferta  educacional.  Além disso,  o plano visa assegurar a formação de cidadãos preparados para o exercício pleno da cidadania e o desenvolvimento sustentável do país. A proposta de tal Plano para pensar a organização da educação brasileira, em suas diferentes dimensões, para isso é necessário conhecer sua norma maior: a LDBEN 9.394/96, que estabelece as regras gerais para toda a educação nacional e sua legislação.

        Outra base de estudo importante a ser contemplada nesse trabalho é sobre Planejamento e formação do professor. planejar a educação enxerga sua democratização e qualidade administrativa, pedagógica e social como uma tarefa complexa. Implica o comprometimento e participação de todos os envolvidos no processo. Deve ser uma ação conjunta, articulada e voltada para o médio e longo prazo e com investimento efetivo, processo contínuo, o qual inclui a reflexão sobre a realidade e o que se espera dela para o futuro, tendo em vista sempre quais são os problemas e que mudanças se pretende promover. Para que isso ocorra efetivamente cabe a um dos responsáveis desse emaranhado de informações ser capaz de compreendê-la e ser capaz de dar forma a todo processo educacional.

        Pauto esse último parágrafo questionando sobre professoras e professores recém-formados e sua preparação para assuntos específicos do exercício de sua profissão. É necessário uma efetiva formação de base sobre os fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho e na capacidade de associar teoria e prática pedagógica, em benefício do processo de ensino-aprendizagem. a formação permanente torna-se imprescindível pois a própria natureza da profissão implica um movimento muito dinâmico e o constante aperfeiçoamento para o trabalho. A formação continuada dos professores no Brasil está relacionada à preocupação em atualizar o professor a suas ações à contemporaneidade.

4. Descrição detalhada, analítica e reflexiva do Estágio Supervisionado/Prática:

4.1 Estágio Supervisionado/ contato e aplicação de questionário junto a dois professores dos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio

FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO FRANCISCO DA SILVA REIS

Dia: 28/08/2023

Horário: 08:00h as 17:00h

Qual a atividade de formação continuada realizada pelos professores.

Estudo e Planejamento 3º trimestre de 2023.

Foi   reunido   todos   os   docentes   juntamente com a gestão escolar compartilhada para   tratar   de assuntos relacionados à engajamento, frequência e aprendizagem dos estudantes.

O pedagogo responsável começou tal formação com esse parágrafo:

“Desenvolver relações saudáveis, é estar constantemente cientes das nossas responsabilidades, entendendo que nossas ações afetam o outro tanto positiva quanto negativamente. Vale sempre cultivar convivências baseadas na empatia e no real interesse, a fim de valorizar a diversidade de experiências, o diálogo e a cooperação.”

 Foi com esse olhar contínuo para a escola que começou um diálogo, analisando os objetivos propostos para esse Estudo e Planejamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (211.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com