TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia da sociologia no ensino medio

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

1.5. Síntese do projeto  

O ensino de sociologia no ensino médio é uma das formas de se pensar na realidade social e os processors estruturais da sociedade. Uma analise dos conhecimentos prévios do aluno auxiliam na criação de um pensamento critico e no crescimento da consciência da cidadania. O principal objetivo é criar novas estratégias e metodologias para o desenvolvimento de uma olhar sociológico e analisar o processo de transformação do aluno no ensino médio.

1.6. Palavras-chave

Realidade Social, Conhecimentos Prévios e Olhar Sociológico.

2. TEMA

“A elaboração de estratégias para o desenvolvimento de um olhar sociológico e o processo de transformação do aluno com o ensino da sociologia.”

3. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Uma análise sobre os conhecimentos prévios dos estudantes do ensino médio e da elaboração de estratégias e metodologias para a criação de um pensamento critico da sociedade na Escola Estadual Antônio Ferraz, em Mineiros do Tietê – SP.


4. PROBLEMA DE PESQUISA

Os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino Médio estão sendo considerados, valorizados e utilizados pelos professores e como as aulas de sociologia auxiliam no desenvolvimento critico e da cidadania.

5. JUSTIFICATIVA

As atividades propostas no ensino de sociologia, em especial, promovem a problematização e a investigação do cotidiano e têm o potencial de tornar determinados saberes efetivamente assimiláveis pelos alunos, além de contar com o seu interesse e participação, pois rompem os limites da sala de aula e transbordam para outros espaços sociais.

A pesquisa é um dos elementos mais importantes no ensino da sociologia buscando sempre desenvolver o pensamento sociológico do aluno, afinal compreender a sociedade em que vive é a principal finalidade da disciplina de Sociologia.

O trabalho direcionado do professor às dificuldades dos alunos tende a ser de grande impacto na educação e para isso é necessário conhecer em detalhes a

forma de pensar, os conhecimentos prévios reunidos para desenvolver um “olhar sociológico” assim como as estratégias para  criar um pensamento critico dos problemas da sociedade.

6. OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Analisar os conhecimentos prévios do ensino de sociologia no Ensino Médio para a construção e reflexão sociológica do cotidiano do aluno travando um embate do conhecimento cientifico versus o senso comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com