TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enquadramento do Território

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.335 Palavras (26 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 26

Índice Páginas

Introdução 3

1. Enquadramento Geral do Território 4

1.1. Localização 4

1.1.1. Dimensões 4

1.1.2. A Divisão Político 4

2. Relevo 5

2.1. Clima 5

2.2. Hidrografia 6

2.3. Solos 7

3. Seres Vivos e Tipos Florísticos 9

3.1. Tipos Faunísticos e Sua Distribuição 10

3.2. Parques naturais e reservas biológicas 13

4. Paisagens 13

4.1. Moçambique Setentrional 14

4.2. A Planície litoral 14

4.3. O vale do Rio Zambeze, e Médio Zambeze 15

4.3.1. Alto Zambeze 15

4.4. Delta do Zambeze 16

5. Moçambique Central 17

5.1. A planície litoral e as terras altas 18

5.2. A planície Litoral 19

5.3. Os montes Libombos 20

Conclusão e Sugestões 21

Bibliografia 22

Introdução

OClima, a água, o solo, a vegetação e a fauna são ligados a terra, e influenciam a determinados a factores, imprimem uma marca própria aos territórios e condicionam as formas de utilização dos recursos naturais. Com o desenvolvimento da sociedade humana aumenta consideravelmente a necessidade de utilizar a Natureza e seus recursos e tal só se logra com maior eficácia, conhecendo a estrutura dos componentes geográficos na sua expressão territorial.

A nível pessoal Pretender-se-á com o presente trabalho resumir as informações as informações do manual electrónico fornecido pelo docente, com objectivo de trazer o essencial em informação patente neste manancial. Na perspectiva pedagógica o presente resumo ajudara por parte dos docentes avaliar o empenho dos estudantes nas elaborações de estudo independente.

Sabe-se que a Natureza é a fonte de recursos naturais, fonte da saúde, da recreação dos homens. Alguns recursos naturais tal como o ar para a respiração e a energia solar como fonte do calor, satisfazem as necessidades do homem, independentemente da sua influência.

1. Enquadramento Geral do Território

1.1. Localização

A Republica depopular de Moçambique fica situada no Hemisfério Meridional entre os paralelos 10º 27' Sul e 26º 52' Sul. Ela pertence também ao Hemisfério Oriental entre os meridianos de 30º 12' Este e 40º 51' Este. Pela sua posição muito encostada a leste do semi-meridiano de 30º Este, a hora legal é um pouco mais avançada que a hora local, o que é mais notório na parte Norte de Moçambique.

As fronteiras continentais separam-na dos seguintes países: Tanzânia ao Norte, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul e Suazilândia a Oeste e África do Sul ao Sul. A superfície continental de Moçambique é de 786.380 km2.

1.1.1. Dimensões

O comprimento máximo, medido em linha recta desde a foz do rio Rovuma no Norte, até ao rio Maputo ao Sul, é aproximadamente 1.800 km; linha da costa, por seu lado, estima-se em cerca de 2.515 km de comprimento.

A maior profundidade continental regista-se no Lago Niassa e é de 706 m abaixo do nível médio das águas do mar. No Canal de Moçambique a maior profundidade regista-se a sudeste de Maputo na Fractura de Moçambique com cerca de 5.000 m ou seja menos da metade da maior profundidade oceânica Mindanau (11.033 m).

1.1.2. A Divisão Político

De acordo com a Constituição da República de Moçambique, as unidades politico – administrativas regionais designam-se por províncias, distritos, postos administrativos e localidades.

Os fundamentos para actual divisão administrativa são, os interesses nacionais e a função do estado tendo em conta as particularidades das unidades regionais, a composição étnica da população, os órgãos administrativos, número e densidade da população e os aspectos ligados a defesa da soberania e integridade nacionais.

É também a maior e mais importante cidade do país. Possui uma área estimada em 602 km2 e situa-se na margem Norte da baia do mesmo nome.Por razões de ordem económica, Moçambique pertence igualmente ao grupo de países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, conhecida pela sigla SADC, onde, para além dos países limítrofes como Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe e Suazilândia fazem parte também o Botswana, Lesotho, Namíbia e Angola.

2. Relevo

Sob o ponto de vista cronológico distinguem-se em Moçambique, essencialmente três fases principais na formação do relevo: Pré-câmbrico, Karroo e Pós-karro. No contexto geológico da África Austral, a história do desenvolvimento do relevo de Moçambique, é bastante longa e teve o seu início há mais de, pelo menos, 3.500 milhões de anos. As principais fases de transformações tectogénicas de formação de montanhas, nível geral, concentraram-se no Pré-câmbrico. O dobramento permo-triássico, registado posteriormente, limitou-se essencialmente a uma estreita faixa no extremo Sul de África, resultante de uma deformação soco crusta denominado Pan-africano.

De acordo com sua estrutura, cerca da metade (44%) do território moçambicano é constituído pela planície, com altitudes inferiores a 200m. Esta planície, que se desenvolve ao longo da costa, é uma faixa estreita entre a foz do rio Rovuma e o delta do Rio Zambeze. Ela alarga-se para o Sul do delta do rio Zambeze, abrangendo a quase totalidade da superfície situada ao Sul do rio Save, constituindo a Grande planície Moçambicana.Trata-se de uma planície ondulada, constituída sobre formações sedimentares ceno-antropozóicas, especialmente arenosas onde, aos interflúvios se associam dunas antigas, desmanteladas pela erosão.

2.1. Clima

Devido à sua situação na costa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com