TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Entrosamento Entre Mito E O Iluminismo: Horkheimer E Adorno

Trabalho Escolar: O Entrosamento Entre Mito E O Iluminismo: Horkheimer E Adorno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

O Entrosamento entre mito e o iluminismo: Horkheimer e Adorno

O texto fala que a relação entre mito e esclarecimento possui uma relação dialética de aproximação, de modo que o mito já comporta algo da racionalidade autoconservadora e o esclarecimento moderno possui resquícios do conhecimento mítico. Adorno e Horkheimer identificam de modo paradigmático a sua crítica a sociedade unidimensional da racionalidade instrumental.

Adorno e Horkheimer abrem a seguinte discussão em relação ao objeto do saber moderno. Sua meta era dissolver os mitos e substituir s imaginação pelo saber. A partir do saber, as pessoas conseguiriam desprender-se em parte da natureza e começar a usufruí-la em prol de seus interesses.

Para Adorno e Horkheime, existe uma meta bem clara, que é o do pensamento moderno, que é buscar um conhecimento que conseguisse dar as explicações certas,porque antigamente os clássicos antigos,junto com os seus métodos impediam a relação entre o homem e a natureza,pois o homem vivia preso ao que o a natureza impunha.

A partir daí o iluminismo acaba por ter a mesma finalidade do mito,assume o seu principio que é o de dominar.

Neste capítulo, J. F. Lyotard comenta com grandes detalhes o papel dos seus decisores e de seus relatos, preocupando-se em divulgar e esclarecer papéis sociais. Esses relatos determinam os critérios de competência e ilustram a sua aplicação. Eles definem o que se tem de fazer na cultura, e sendo uma parte desta, encontram-se assim, legitimados.

Uma das características do saber que os indivíduos possuem, é a sua relação com a cultura. A cultura fornece as demarcações de seu espaço do consenso para se julgar que um dado saber é legítimo. Por seu lado, os consensos estabelecidos são indicadores da cultura de cada povo. Desta forma, o saber pode ser visto como a própria cultura.

A transmissão dos saberes não aparece mais como destinada a formar uma elite capaz de guiar a nação em uma emancipação. Ela fornece ao sistema os jogadores capazes de assegurar convenientemente seu papel junto aos postos pragmáticos de que necessitam as instituições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com