TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Envelhecimento Muscular

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

O envelhecimento Muscular

     A diminuição da função muscular tem um decréscimo a partir dos 55-60 anos, sendo mais evidente em mulheres. Foi comprovado cientificamente, que tanto o tamanho do musculo como a força muscular diminuem. Portanto a diminuição do tamanho muscular, ou da quantidade de fibra resulta em uma perca de força muscular, chamada de atrofia. Com essa diminuição, com o passar da idade, por conta de uma quantidade menor de fibras musculares, esse músculo envelhecido está mais sujeito a lesões.

     Podemos classificar as principais alterações:

1 – Diminuição do volume muscular

- Com o envelhecimento temos uma diminuição da quantidade de fibra musculares ali presentes.

2 – Diminuição da força muscular

- Com a diminuição da quantidade de fibra muscular, a quantidade de força que esse músculo consegue fazer também e diminuída.

3 –Risco maior a lesões musculares

- Com a diminuição das fibras musculares, e com o desgaste natural do musculo e diminuição da força, idosos são mais suscetíveis a terem lesões musculares.

4 –Diminuição do tempo de fadiga

- O músculo vai se fadigar mais rápido com o decorrer da idade.

5 – Relaxamento mais lento

- Os músculos vão levar mais tempo para se relaxar, devido ao aumento da contratibilidade, onde o musculo permanece mais tempo contraído.

  • Benefícios da Atividade Física no Sistema Muscular

     O benefício da atividade física vai envolver todos esses aspectos, durante a atividade física ocorre aumento do volume muscular, aumento da quantidade de fibras musculares (hipertrofia) e o aumento da resistência muscular. Sendo assim, o músculo corre menor risco de lesão, ganha um aumento de força e melhora dos movimentos, melhora das AVD’s.

- Melhora da Força Muscular

- Melhora da Resistência Muscular

- Melhora a Integração Social (atividade em Grupo)

- Aumenta o diâmetro Muscular

O envelhecimento Ósseo

A perda óssea para os homens começa a partir do 50-55 anos, e para as mulheres por volta dos 40. Estudos mostram que a partir dos 70 anos, um homem perde somente 3% da massa óssea, enquando uma mulher já perdeu cerca de 20%, portanto as mulheres tem uma perca de massa óssea mais significativa. Tudo isso vai geral um maior risco a fraturas, e alterações de postura para manter o equilíbrio muscular, tanto na postura estática como ao caminhar, dificultando as vezes até a deambulação. Além dessa perca de massa óssea, com o envelhecimento, temos também um desgaste das cartilagens articulares, que são responsáveis pelo contato e pelo deslizamento de superfícies ósseas. O que pode gerar artroses.

Principais alterações relacionadas:

1 – Perda da massa óssea

- Em mulheres é mais acentuada que em homem, nas mulheres começa aos 40 anos, e nos homens aos 50.

2 – Maios Risco de Fraturas

- Devido a perca de massa óssea, o osso fica mais frágil e o risco de fraturas aumenta.

3 – Alterações posturais

- O nosso corpo tende a manter hábitos viciosos, uma pessoa que passa desde que nasce até a maturidade óssea em uma posição não anatômica, por exemplo: um homem que ficou seus primeiros anos até a maturidade óssea em uma postura viciosa que gerava uma pressão excessiva na coluna lombar, gerou uma hiperlordose, que o corpo tente a tentar minimizar para garantir o equilíbrio, e o indivíduo vai ficar com postura totalmente incorreta, devido a compensação do próprio sistema esquelético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com