TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO DO LIVRO O QUE É ETNOCENTRISMO

Por:   •  30/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

FICHAMENTO DO LIVRO O QUE É ETNOCENTRISMO[pic 3]

Jhony Luiz Oliveira Jordão

José Fernando Saroba Monteiro

O etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e de todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos modelos, valores e cultura. No plano do cognitivo, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo hostilidade, etc. Como uma espécie de pano de fundo da questão etnocêntrica temos a experiência de um choque cultural. De um lado, conhecemos um grupo do “eu”, o “nosso” grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses, mora no mesmo estilo e procede, por muitas maneiras, semelhantes. Aí, então, nos deparamos com um “outro”, o grupo do “diferente”. O grupo do “eu” faz da sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certos. O grupo do “outro” fica como sendo engraçado, absurdo, anormal ou ininteligível. A sociedade do “eu’ é a melhor, a superior, representada como o espaço da cultura, e da civilização por excelência. A sociedade do “outro” é atrasada. São selvagens, os bárbaros.

Segundo o exemplo da história de um pastor que tinha a missão de pregar junto aos índios no Xingu, relatada por Rocha, fica perceptível alguns importantes aspectos da questão do etnocentrismo.

Neste conto fica evidente o choque de culturas, entre o índio e o pastor, os personagens privilegiaram as funções ornamentais, decorativas, estéticas de objetos que, na cultura do “outro”, desempenham funções que seria principalmente técnicas. Para o pastor, o uso inusitado do seu relógio causou tanto espanto quanto o que causaria ao jovem índio conhecer o uso que o pastor deu a seu arco e flecha. Cada um “traduziu” nos termos de sua própria cultura o significado dos objetos cujo sentido original foi forjado na cultura do “outro”. O etnocentrismo caminha nesse sentido julgando o valor da cultura do “outro” nos termos da cultura do grupo do “eu”.

A história ainda evidencia que o “outro” e sua cultura, da qual é contada na sociedade é apenas uma representação, uma imagem distorcida que é manipulada como bem entendemos. Ao “outro” negamos aquele mínimo de autonomia necessária para falar de si mesmo.

O autor ainda afirma que a imagem proposta pelos livros de história acerca dos índios é equivocada, pois afirmam que estes são preguiçosos ou incompetentes quando os senhores de engenho lhes atribuíam alguma função, ressaltando a perspectiva de que na verdade os índios estavam certos em não querer trabalhar como escravos. A romantização dos índios nos livros didáticos é prejudicial, pois prevalece a visão de que estes são incapazes de compreender o mundo como é, ou se adaptar as novas situações, chegando a implementar ideologias que se quer perguntam ao índio se ele quer ou não determinada coisa para si.

Ressalta que as atitudes do grupo “eu” frente a “outros” grupos sociais com os quais convivem nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. São aplicados rótulos e estereótipos através dos quais guiam para o confronto cotidiano com a diferença. Uma das ideias que se contrapõe ao etnocentrismo é a de relativização. Relativizar pode ser definido como um objeto que depende da interpretação de alguém, ou seja, da posição que a pessoa que observa atribui ao mesmo, dessa forma, não há uma maneira correta de se o observar, pois tudo depende da perspectiva de quem vê. Para Rocha, relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferença.

Em Portugal do final do século XV, com as navegações, os financiamentos para pesquisa e explorações, o mundo do “eu” se via obrigado, frente ao “outro”, a pensar a diferença. Muita violência, espanto e perplexidade iriam regular as relações entre os povos, sociedades e culturas tão impressionantemente diferentes a ponto de uma negar, frequentemente, à outra a própria natureza humana. Destes encontros, entre a sociedade do ‘eu” e a sociedade do “outro”, o século XVI constitui-se em uma das arenas principais.

O primeiro destes pensamentos, ocorridos na antropologia e que procuram explicar a diferença, é conhecido como Evolucionismo. A noção de evolução é um marco fundamental para o pensamento antropológico. Assim a diferença que se travestia em espanto e perplexidade, nos séculos XV e XVI, encontra, nos séculos XVIII e XIX, uma nova explicação: o outro é diferente porque possui diferente grau de evolução. Evolução é o desenvolvimento obrigatório de uma determinada unidade que revela, pelo processo evolutivo, uma segunda forma, mostrando sua potencialidade. É um processo permanente onde uma unidade qualquer se transforma numa segunda que, por sua vez, transforma numa terceira e assim sucessivamente. O evolucionismo biológico e o evolucionismo social se encontram e o segundo passa ser o modelo explicador da diferença entre o “eu” e o ‘outro”. O resultado disso vai ser a permanência do etnocentrismo agora traduzido na sociedade do “eu” como o estágio mais adiantado e a sociedade do “outro” como o estágio mais atrasado.

Todas as formações sociais humanas tinham origens remotas e caminhavam no mesmo sentido, na direção do progresso, os evolucionistas pensavam que os australianos haviam parado num estádio “primitivo” e os ingleses avançado para um estádio “civilizado”. Mas restava ainda um problema teórico. A escolha e a definição dos critérios pelos quais seria possível medir o estádio de “avanço” de cada uma das sociedades existentes.

A mudança nas sociedades se daria pela invenção, consequência do aperfeiçoamento do espírito científico. Temos dois marcos básicos. No extremo inferior os povos “primitivos” e no extremo superior os povos ditos “civilizados”. Cada item da cultura serve para demonstrar o percurso do primitivismo à civilização e encontrar para as sociedades um lugar neste caminho. Os itens culturais faziam papel de régua com a qual se media a distância histórica entre os povos.

A contribuição de um dos antropólogos mais famosos da época, Lewis Morgan, foi exatamente calcular as sociedades segundo seu grau de evolução. Para Morgan, a “acumulação do saber” e o progresso das “faculdades mentais e morais dos homens” vão marcando as mudanças de estádios no caminho da evolução. Divide os cem mil anos de história humana em três períodos básicos – selvageria, barbárie e civilização. O século XX traz para a Antropologia um conjunto vasto e complexo de novas ideias formuladas por um grupo brilhante de pesquisadores. Relativizar é uma palavra que até hoje, muito pouco saiu das fronteiras do conhecimento produzido pela Antropologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com