TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem Campo

Por:   •  18/11/2021  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

O artesanato da região Nordeste também é marcante, com sua influência nas culturas dos colonizadores. Materiais como couro, madeira, areias coloridas, barro e pedras semi-preciosas ou não, fazem do artesanato desta região. Também são muito famosos os delicados trabalhos das Rendeiras: toalhas, mantas, enxovais, todos feitos a mão com bordados, apliques de renda, e labirinto, criados com o cuidado e o carinho de quem aprendeu a arte de bordar e rendar desde a infância.

Mesmo com toda a grande influência existente, além de ser consumida em todo o território brasileiro, encontramos certos preconceitos culturais, uma certo etnocentrismo por parte da cultura sulista, um desmerecimento para com esta cultura nordestina, e a construção de pré-conceitos negativos sobre os que são ‘diferentes’, ou melhor dizendo, diferentes culturas. E conforme Claude Lévi-Strauss (1908), “etnocentrismo seria a recusa em “admitir o próprio fato da diversidade cultural”. Sendo este um dos temas ais corriqueiros, que á, mais importantes a serem discutidos e que nunca saiu das pautas sociológicas e culturais.

Mesmo com toda a participação da cultura nordestina – em especial a do semiárido nordestino – tais como a música (o forró), as danças, estas são envoltas e ‘transformadas’ em produtos culturais, numa cultura de massa pela Indústria Cultural. Esta situação pode ser observada nas músicas das bandas de forró, tais como ‘Saia Rodada’, antigo ‘Aviões do Forró’, e ‘Garota Safada, que se transformaram e criam hits que se distanciam bastante da cultura regional, como alguns artistas falam, da ‘cultura raiz’, no entanto, a própria indústria cultural, nos remete a pensar que estas situações ocorrem pois vivemos num mundo em grande progresso, e em constante globalização.

No entanto, temos que tomar cuidado com estes progressos culturais, para não perdermos a cultura dos povos iniciais do semiárido nordestino, nem impor como ela deverá ser, mas como nos fala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com