TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem Social Econômico e Politico

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.725 Palavras (27 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. SÍNTESE PROJETO INTEGRADOR I 5

3. PERÍCIA 8

3.1 Laudos periciais 9

3.2 Parecer Técnico 9

3.3 Tipos de Perícia 10

4. PERÍCIA CONTÁBIL 10

4.1 Perito Contábil 11

4.2 Termos e Atas 12

4.3 Atuação 13

4.4 Laudo Pericial Contábil e Parecer Pericial Contábil 14

5. RESPONSABILIDADE 14

5.1. Social 14

5.2. Econômica 15

5.3. Política 16

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

7. BIBLIOGRAFIA 20

8. APÊNDICE A – ENTREVISTA I 27

9. ANEXO 31

9.1. Termo de autorização de uso de imagem, voz e nome da entrevistada 31

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma síntese do Projeto Integrador I, com detalhes sobre a evolução da contabilidade, desde os teóricos às áreas que são exploradas hoje, com suas devidas características e separação salarial, atribuídas à um conselho que rege as normas da contabilidade.

Apresenta também aspectos da perícia de maneira geral, até o aprofundamento na perícia contábil, mostrando como a atividade é exercida hoje, por quem ela pode ser exercida, quais são as regras, etapas, apresentações e responsabilidades que um perito contábil deve seguir.

O objetivo desde trabalho é explorar a área de perícia contábil, demonstrando como funciona e a importância dela no âmbito social, econômico e político, quais são as partes envolvidas com a perícia e algumas situações em que surge a necessidade da convocação de um perito.

O trabalho é apresentado com base em pesquisas virtuais, acadêmicas e livros, a fim de construir e compilar uma relevante ideia sobre a atividade, e tudo o que a conduz.

Dentre as diversas áreas da contabilidade, escolhemos a Perícia Contábil, pelo desejo de explorar seus detalhes, como o perito se comporta, trabalha, planeja e executa. Sabemos que é uma área de extrema importância na contabilidade, e que há considerações que somente o perito pode apresentar, e com base nesta atuação, a pesquisa será elaborada.

No decorrer do projeto realizamos uma entrevista com a professora Elisangela Natalina Zebini, Mestranda em Direito Tributário pela Universidade Católica da Argentina (UCA), MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduada em Direito Tributário e em Perícia Judicial e Extrajudicial pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Graduada em Direito e Ciências Contábeis. Diretora da empresa Zebini Perícias e Consultoria Tributária e Empresarial com 22 anos de experiência na área. (ZEBINI, Plataforma Lattes, 2020)

Através desta entrevista foi possível esclarecer dúvidas sobre vários aspectos da perícia contábil, tais como a inserção no mercado de trabalho, o papel do perito contador no âmbito social, político e econômico e a atuação do mesmo, diante da crise causada pelo COVID-19.

2. SÍNTESE PROJETO INTEGRADOR I

Projeto Integrador I, O Homem Social Econômico e Político apresentou grandes teóricos e teorias da evolução da contabilidade, suas biografias, marcos históricos, onde passaram, e obras de sucesso. Também mostrou um panorama das áreas de atuação do profissional da contabilidade no Brasil, juntamente com seus ramos de atividades associados à sua média salarial, fazendo uma comparação entre os diversos setores e definindo qual função contábil possui o maior salário.

Os registros contábeis nasceram há mais de dez mil anos através das pinturas nas paredes da caverna feitas pelos primitivos. As ‘’contas’’ começaram a ser feitas quando o homem conseguiu diferenciar qualidade de quantidade assim tendo seus raciocínios formulados. (Sá, A História da Contabilidade no Brasil, 2008)

Os teóricos apresentados foram, Edmond Degranges nascido na França e um dos principais pensadores da escola contista, Degrandes criou a teoria das cinco contas e ditou sua regra: ‘’debita aquele que recebe e credita aquele que fornece’’ (WEBSCOLAR, 2011). Leonardo Fibonacc, Italiano é considerado uns dos matemáticos mais talentosos do ocidente, na idade média. De acordo com LIVIO (2011, p. 111), Leonardo Fibonacci inicia seu livro assim: “Os nove números indianos são: 9 8 7 6 5 4 3 2 1. Com esses números e com o 0 qualquer número pode ser escrito...”. Luca Pacioli viveu sua existência de forma intensa, como professor e escritor. Luca Pacioli foi renomado como o “pai da contabilidade” por ser pioneiro do método das partidas dobradas, utilizando o débito e crédito, que corresponde a teoria dos números positivos e negativos. (Sá, LUCA PACIOLI – UM MESTRE DO RENASCIMENTO, 2004)

A primeira regulamentação contábil no Brasil surgiu em 1869, o profissional contábil era chamado de guarda livros. Em 1924 foi organizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade. Em 1946 foram criados os conselhos Federais e Regionais de contabilidade a fim de fiscalizar e reger a profissão contábil. (Sá, A História da Contabilidade no Brasil, 2008)

Em 1981 o conselho federal de contabilidade passou a estabelecer normas brasileiras de contabilidade NBC, e seus dezesseis princípios contábeis. (SOARES, 2011). Em 2016 no Brasil, já se registrava mais de 530 mil profissionais e mais de 57 mil organizações contábeis. (CFC, 2017)

O panorama da área de atuação do Profissional contábil no Brasil mostra em quais áreas e funções desses profissionais podem atuar. Esses profissionais podem trabalhar de forma autônoma ou como funcionários de escritórios de contabilidade, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e até no setor militar.

No órgão público é possível atuar como: contador público, auditor fiscal, oficial contador ou analista fiscal. A contabilidade pública é um ramo que remete ao registro de atos e fatos contábeis relativos ao patrimônio público. (RAUPP, 2012)

Na empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com