TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Relatório Tópicos de Análise

Por:   •  5/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade Curricular:

Professores: 

Nome do cursista:

[pic 1]

Modelo de Relatório – Tópicos de análise

  1. A) Descreva aqui a atividade observada:

- Qual a profissão do trabalhador observado/entrevistado?

Assistente Social.

- Que atividade deste profissional você observou?

Atuação como Técnico do Serviço Social no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

- Tempo de observação?

Durante 10 dias.

- Fez entrevista, além da observação direta/indireta da atividade? Fez apenas entrevista?

Foi realizada a observação direta e entrevista.

  1. Descreva aqui os fazeres/saberes observados que você considera próprios daquela profissão. Você levantará o uso de:

- Técnicas: O Assistente Social compõe a equipe multiprofissional que atua no Centro de Atenção Psicossocial, este profissional realiza atendimento social individual, grupal e de educação em saúde, seguindo prioridade estabelecida nas Diretrizes Clínicas em Saúde Mental.

O instrumental técnico operativo do Assistente Social compõe-se em: acolhimento e acompanhamento social, observação, entrevista, reunião, mobilização da comunidade e familiares, visita domiciliar, visita institucional e dinâmica de grupo.

- Formas de comunicação específicas: Entrevista com o usuário e familiares através de escuta qualificada, relatório de acolhimento onde é detalhado a situação psicossocial do usuário do serviço, estudo social, parecer social e perícia social.

 

- Saberes sobre materiais, equipamentos, ambiente, segurança;

O Assistente Social em seu cotidiano precisa saber preencher adequadamente todas as informações no prontuário do usuário do serviço de assistência psicossocial, bem como preencher as informações obrigatórias no RAAS (Registro de Ações Ambulatoriais de saúde).

- Fazeres-Saberes de outra natureza necessários ao desempenho do trabalho.

O Assistente Social deve ser conhecedor da legislação, dos direitos e garantias constitucionais que os cidadãos principalmente o que se encontram em estado de vulnerabilidade possuem, de forma a orientar sobre os benefícios assistenciais disponíveis.

Estar articulado com a Rede de Serviços disponível e estar preparado para atuação junto aos demais profissionais de forma multidisciplinar.

C). Analise aqui as diversas dimensões do trabalho que você também observou na atividade ou sobre as quais conseguiu refletir:

- Ética (quais as questões de valores sociais, morais etc. envolvidas na atividade?);

- Econômica (quais as questões relativas a custos, preços, valor, remuneração, renda, envolvidos?);

- Social (envolvimento da comunidade, de outras pessoas, implicações para a sociedade etc.);

- Identitária (como a pessoa se vê na obra do trabalho, como reconhece o trabalho como parte de si, etc.?);

O Assistente Social atua na mediação de situações de vulnerabilidade e risco social, para todo aquele que necessitar desta intervenção, independente de condição social, econômica ou formativa e no enfrentamento de situações de violação de direitos ou violência com ruptura parcial ou total de vínculos comunitários e familiares.

Nessa perspectiva o Assistente Social atua nos mais variados campos sócio ocupacionais objetivando responder através da intervenção profissional as demandas dos usuários dos serviços.

O Assistente Social atua com a base legal da profissão, sendo regida pela Lei de Regulamentação da Profissão nº 8662/1993 que afirma as atribuições e competências profissionais e direcionada pelos preceitos éticos preconizados pelo Código de Ética Profissional, legitimado pelo Projeto Ético Político que reafirmam o compromisso da profissão.

Em sua atuação o assistente social elabora planos, programas e projetos dentro da construção das políticas públicas, que visam dar combate às desigualdades e aos fatores de exclusão que são refrações da Questão Social, objeto de intervenção do profissional assistente social.

D). Descreva aqui a estrutura da situação de trabalho observada, incluindo ao menos três dos seguintes elementos:

- Qual o objetivo da atividade observada?

O Assistente Social atua nas mais diversas expressões da questão social, considerando o preconceito, estigma e vulnerabilidade em que as pessoas com transtorno mental, usuárias do serviço vivenciam. O assistente social é o profissional habilitado em interpor os direitos sociais garantidos por lei.

- Qual a equipe de trabalho envolvida (se houver)?

O Centro de Atenção Psicossocial é composto por uma equipe multidisciplinar: 01 coordenador, 01 assistente administrativo, 02 assistentes sociais, 02 psicólogos, 1 enfermeira, 02 técnicos de enfermagem, 01 auxiliar de enfermagem, 01 farmacêutico, 01 médico psiquiatra, 01 médico clínico geral, 01 terapeuta ocupacional, 01 motorista, 01 auxiliar de serviços gerais, 02 recepcionistas, 01 promotor de oficina e 01 estagiário de Ed. Física.

- Como é organizado o ambiente de trabalho (espaço físico)?

O CAPS II – , foi implantado em Abril de 2002 e atualmente atende cerca de 500 pacientes, tem a função de prestar atendimento especificamente aos sujeitos diagnosticados com algum “transtorno mental” e aos egressos de hospitais psiquiátricos. Atende pessoas de ambos os sexos e adultos acima de18 anos, funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, é um serviço “portas abertas”, pode ser acessado por demanda espontânea, não sendo necessário encaminhamento, e que aqueles que são ali acompanhados são livres para ir e vir.

Dispõe de estrutura de ambiente acolhedor, com recepção, 03 consultórios, sala de enfermagem, sala de acolhimento inicial (Assistente Social), cozinha e refeitório, banheiros e espaço para terapia ocupacional.

- Quais as regras de trabalho seguidas (normas técnicas, padrões de higiene, código de ética, padrões da empresa ou instituição, legislação específica etc.)?

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), foi instituída em 23 de dezembro de 2011 na Portaria Ministerial Nº 3.088, congrega os objetivos, princípios e diretrizes para o cuidado em saúde mental e define os componentes e pontos de atenção que, juntos, atuam para viabilizar esse cuidado. Várias portarias desdobram-se dessa normativa, definindo e regulando os pontos de atenção que compõem a RAPS. A RAPS faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas ações são pautadas nos princípios desse sistema: universalidade, equidade e integralidade.

As Diretrizes Clínicas em Saúde Mental são voltadas para todos os profissionais de saúde, aí incluídos tanto profissionais de nível técnico/médio, como de nível superior.

E) Relacione o que você observou e analisou com ao menos um dos seguintes conceitos: o processo de profissionalização, interprofissionalidade, colaboração. (Como será que foi o processo de profissionalização deste profissional? Qual a interprofissionalidade presente na atividade deste profissional? Como ele/ela ganharia oportunidades novas por meio de colaboração?)

Para realização de uma atuação competente e crítica, o Assistente Social deve conhecer as condições de vida do usuário, os fatores que possam influenciar no processo saúde-doença, buscar a necessária atuação em equipe, pois de fato o trabalho em saúde requer interdisciplinaridade, estimular o trabalho em Rede com ações que fortaleçam a promoção de saúde e seguridade social, potencializar a participação da família e sociedade na ações desenvolvidas pelas instituições em saúde mental no intuito de aprofundar o conhecimento dos direitos conquistados.

O Assistente Social não pode ser neutro, ele deve se posicionar politicamente diante da realidade, para intervir nela, e assim ter consciência de qual é a direção a ser seguida. Vale mencionar que o conhecimento do código de ética profissional é fundamental para tal atuação.

O exercício da profissão exige, portanto, um sujeito profissional que tem competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade, as tendências e possibilidades, ali presentes, passíveis de serem apropriadas pelo profissional, desenvolvidas e transformadas em projetos de trabalho.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (736.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com